quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Exemplo de craque para a garotada


Os olhos dos mais novos brilhavam com a proximidade do ídolo. Os mais velhos olhavam fixamente para não perder um detalhe. Todos escutavam atentamente as palavras - em tom de esperança e ensinamento - do volante Hernanes, tricampeão brasileiro pelo São Paulo, eleito o melhor craque do último nacional. Pernambucano como a maioria dos presentes no auditório do Santa Cruz. Durante pouco mais de uma hora ele era o símbolo da vitória. Vitória que veio com muita luta e classificada em quatro palavras: "perseverança, determinação, trabalho e humildade".

A iniciativa de levar o melhor jogador do Brasil em 2008 para uma palestra para a garotada das divisões de base nasceu do novo momento que o futebol amador do clube está inserido. A idéia foi dada por Marconi Moura, treinador da equipe Sub-17 do Santa e que treinou Hernanes no futsal do Colégio Boa Viagem. O volante abriu um ciclo de palestras que abordarão temas significativos para os garotos.

Enquanto a garotada da categoria Sub-13 se cutucava um ao lado do outrofazendo algum comentário do ídolo, o pessoal da Sub-15, Sub-17 e os atletas da Sub-20 prestavam bastante atenção. Hernanes falou também diretamente aos país dos meninos, muitos presentes no auditório. Respondeu todos os questionamentos sem titubear e mostrou, sempre com muita simplicidade, que uma das coisas mais importantes para quem está começando a carreira de jogador de futebol é acreditar no seu sonho e trabalhar para ser um vencedor.

"Acredito que, para quem estava atento, viu aqui um modelo de vitória. Não que eu seja o certo, mas sou um modelo de vitória que deu certo e que eles podem se espelhar", comentou. O jogador do São Paulo, de apenas 23 anos, falou um pouco de sua sofrida trajetória até chegar ao topo, ser titular absoluto do tricolor paulista, e, ainda, vestir a camisa da Seleção.

"Cheguei no São Paulo em 2001. No juvenil eu pouco joguei. Disputei duas Copas São Paulo e fiquei no banco. Só assinei meu primeiro contrato como profissional em 2005. É preciso ter humildade para continuar sempreaprendendo, ter perseverança e paciência para esperar o momento. Os que eram feras naquele tempo hoje já não estão no São Paulo", disse.

Um aperitivo para a torcida

Ávida por ver seu time em atividade - não acontece há quatro meses -, a torcida do Santa Cruz terá a chance de observar hoje alguns dos reforços corais no jogo-treino que a equipe fará diante de um combinado da cidade de Ipojuca. O treinamento será às 19h, no Estádio Municipal de Nossa Senhora do Ó e a entrada valerá um quilo de alimento não perecível. O elenco tricolor segue sua pré-temporada até o sábado, quando viaja para Garanhuns para a estreia no Pernambucano diante do Sete de Setembro.

Provavelmente, o técnico Márcio Bittencourt coloque em campo a base do time para o primeiro jogo no Estadual. Ontem, o treinador realizou um coletivo. Nele, dois nomes que estão impedidos de jogar nas primeiras rodadas do Pernambucano pois terão transferências internacionais e a janela, para eles, só abre em 15 de janeiro: Leandro Gobatto (meia) e Roger (atacante). Mesmo assim, o time formou com: Adriano; Parral, Sandro, Leandro Camilo e Adilson; Anderson, Wagner, Elder e Leandro Gobatto; Roger e Márcio.

O atacante Marcelo Ramos voltou para o Recife com o objetivo de terminar os exames cardiológicos, mas estará presente no jogo-treino desta noite. A idéia de Márcio Bittencourt é utilizar quase todos os jogadores .

Nenhum comentário: