quarta-feira, 16 de julho de 2008

Sai Fito, chega Bagé


Mudança no comando do time foi feita quase que simultaneamente. Novo técnico inicia trabalho hoje

De manhã, o técnico Fito Neves iniciou os trabalhos no CT do Intercontinental, em Paratibe, dando um sonoro esporro no elenco do Santa Cruz. "Vocês estão perdendo R$ 700,00 de bicho com cada derrota dessa. Tem muita gente nova como vocês que está metida com drogas e vocês estão tendo essa chance aqui. Então aproveitem", discursou o treinador, referindo-se à derrota sofrida pelo time no último final de semana. À tarde, quem levou a pior foi o comandante tricolor. Fito Neves foi demitido ao chegar para trabalhar normalmente no Arruda. Ele não esperava e relutou em aceitar as especulações sobre sua saída. "Isso é coisa de vocês. Quem disse isso. Vocês é que estão plantando essa história", esbravejou Fito para dois radialistas, enquanto se encaminhava para a sala do presidente Edson Nogueira. De lá, saiu com o bilhete azul na mão e uma cara de poucos amigos.

A conversa foi rápida. Fito Neves deixou o Arruda sem dar maiores esclarecimentos. Passou na tesouraria do clube para acertar as contas e só. Sem demora, opresidente coral anunciou o substituto. Trata- se de Ronaldo Rodrigues Rangel, conhecido por Bagé, de 46 anos. O novo treinador do Santa Cruz desembarca hoje no Recife, às 8h15, e vai direto para o CT do Intercontinental, onde mantém primeiro contato com o grupo de jogadores e demais membros da comissão técnica. Bagé estava dirigindo o Icasa, que divide a liderança do grupo 6 com o Salgueiro no Brasileiro da Série C. Ele teve passagem pelo Grêmio, Internacional, Caxias, Remo, Salgueiro e vai estar trazendo um preparador de goleiros e mais um preparador físico.

O presidente Edson Nogueira revelou também a contratação do goleiro Alencar Baú, que estava defendendo o Remo. O jogador, de 22 anos, já foi dirigido pelo novo técnico coral, na época em que Bagé esteve no Remo. "Com a chegada de Bagé, vamos saber dele se os nomes que estamos buscando para as posições de meia, lateral e zaga agradam. Afinal, o comando do time pertence a ele", ponderou Edinho.

Sobre a saída de Fito, o dirigente coral disse que foi uma decisão tomada em comum acordo com a diretoria de futebol. "Nos reunimos na noite de segunda-feira. Tínhamos que mudar enquanto é tempo. Os resultados não estavam acontecendo. A vida tem me ensinado muita coisa. Se no ano passado, algumas decisões foram tomadas tardiamente, hoje prefiro tomar logo uma atitude".

Edinho é ou não é candidato?

Uma notícia agitou ontem os bastidores do Santa Cruz. Em uma visita ao site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), componentes de oposição à atual gestão coral se depararam com o nome do presidente Edson Nogueira como candidato ao cargo de vereador nas eleições. Só que de acordo como artigo 83 do estatuto do clube, o dirigente teria de se desligar do cargo para concorrer a uma vaga na Câmara dos Vereadores.

O atual vice-presidente tricolor, Fred Arruda, foi um dos que se pronunciou sobre o assunto. "Até onde sei, não há registro dessa candidatura. Existe apenas um requerimento. Se ele for efetivado, ele sabe que terá de deixar o cargo. O que posso dizer é que estou pronto para assumir se isso ocorrer. É uma pena que isso esteja acontecendo. Afinal, é hora de todo mundo pensar no Santa Cruz, se doar ao clube, que está na Série C. Agora, quem tem de dizer se é candidato ou não é ele. Essa explicação é para ser dada a torcida", declarou Arruda.

Edson Nogueira respondeu, cutucando a oposição. "O desconhecimento dalei eleitoral é terrível. Se tivesse me candidatado, a primeira atitude a fazer seria pedir licença do meu cargo público com seis meses de antecedência. E não fiz isso. Agora eu pergunto. São essas as pessoas que se preocupam e trabalham pelo Santa Cruz? Não tenho como concorrer. Seria barrado em um dos pré-requisitos impostos pelo TRE (o de não ter se licenciado do cargo de delegado)", explicou Edinho, que, de fato, é filiado ao PSDB.

Embora desminta a candidatura, Edinho aparece com registro de candidatura a vereador, com o número do processo 556/2008 na página do site do TSE. Lá, também consta a declaração de bens feita pela presidente tricolor, no valor total de R$ 140 mil. A homologação dos candidatos à Câmara acontece na sexta-feira. Dia de se saber se Edinho é ou não candidato.

Nenhum comentário: