quinta-feira, 19 de junho de 2008

Romerito já se coloca como candidato à presidência

Robert Fabisak/Arquivo Folha




Ex-dirigente tricolor pretende suceder Edinho no Santa Cruz
Romerito Jatobá dirigiu o clube no biênio 2005-2006
GUSTAVO LUCCHESI

Apesar de ainda faltar seis meses para as eleições que irão decidir quem vai ocupar a cadeira da presidência executiva do Santa Cruz nos próximos dois anos, ocupada atualmente por Édson Nogueira, o Edinho, os torcedores corais podem presenciar mais um momento político histórico no clube: o retorno triunfal do polêmico ex-presidente Romerito Jatobá às Repúblicas Independentes do Arruda. Em meio ao árduo trabalho da atual gestão do Tricolor, para conseguir fechar o elenco que irá em busca do tão almejado retorno à Série B, Jatobá anunciou, de forma ainda não oficial, que será candidato a presidente do Mais Querido no final do ano.

Comandante coral nos anos de 2005 e 2006, Romerito conheceu de perto o dito popular de que “o céu e o inferno ficam no mesmo andar”. Após conquistar o Estadual, foi vice-campeão da Série B, garantindo o retorno coral à elite nacional, isso tudo em seu primeiro ano de mandato. Porém, em 2006, o Santa Cruz perdeu o Pernambucano para o Sport, nos pênaltis, e foi rebaixado da Série A do Brasileiro após terminar na lanterna da competição.

Apontado pela torcida coral como grande vilão dos fracassos, Romerito não conseguiu eleger o seu sucessor, Alberto Lisboa, e sofreu uma derrota histórica para Edinho, único presidente da oposição do clube a derrotar um candidato da situação, e deixou o Mais Querido pelas portas dos fundos. Com Edinho aclamado pelo povo no início da sua gestão, Romerito foi “crucificado” de vez pela torcida.

Porém, o que parecia impossível começa a se tornar realidade. Argumentando ter aprendido com os erros cometidos na gestão passada e conhecer o clube como poucos, Romerito garante que irá apagar a imagem arranhada que ficou no fim do seu mandato e que a sua decisão foi tomada devido aos vários pedidos que vêm recebendo de torcedores corais. “Quero voltar com mais consciência e ajudar o Santa Cruz. Por onde ando, as pessoas me pedem para voltar, e vejo que isso seria bom para o clube”, disse Jatobá. “O meu retorno não depende do desempenho do Santa na Série C, pois, apesar de não ter nada contra Edinho, os números provam que ele não tem mais condições de continuar. E o torcedor sabe disso”, finalizou.

Atual gestão preferiu não polemizar

Com os bastidores políticos do Santa Cruz começando a fervilhar, mesmo faltando ainda seis meses para as próximas eleições do clube, a atual gestão do clube, comandada pelo presidente Edinho e seus três diretores, Sylvio Belém, Jomar Rocha e Constantino Júnior, fez questão de não se mostrar incomodada com a notícia da candidatura de Romerito Jatobá. Concentrando forças para montar um equipe forte para a Série C, já tendo trazido 16 reforços desde o fim do Estadual, os dirigentes corais ainda não decidiram nem quem será o candidato da situação, tampouco se Edinho tentará se reeleger ao cargo.

“Romerito possui seus defeitos e suas virtudes, como todos nós, mas a política, por enquanto, não é o nosso foco. Além disso, quem decide é a torcida, não adianta discutirmos isso com uma Série C pela frente”, disse Constantino.

COPA PERNAMBUCO

O Santa Cruz volta a campo hoje, às 20h, contra o Salgueiro, no Cornélio de Barros, pela quarta rodada da Copa Pernambuco. Com três vitórias em três jogos disputados, o Tricolor vai utilizar os atletas dos juniores para a partida.

Nenhum comentário: