terça-feira, 11 de março de 2008

Duelo com Porto é estratégico quanto a queda

Tricolor está cinco pontos à frente do Gavião, o primeiro time na zona de rebaixamento e adversário de amanhã

O que parecia inimaginável no começo da Série A1 do Campeonato Pernambucano, começa a preocupar o Santa Cruz. Até a quinta rodada da primeira fase do primeiro turno da competição, os tricolores estavam na co-liderança da etapa, com 11 pontos, e brigavam pelo título com o Sport. Depois disso, o time conquistou mais cinco pontos em oito jogos e vê a zona de rebaixamento à Série A2 a cinco pontos de distância.

Os comandados de Fito Neves lideram o hexagonal da morte, com 16 pontos, mas têm um confronto importante diante do Porto, amanhã à noite, no Arruda. O tricolor de Caruaru é justamente a primeira equipe na zona de degola, com 11 pontos. Uma vitória recolocaria os corais a oito de distância da faixa de rebaixamento e bem encaminhados para garantir a permanência na elite estadual.

Caso contrário, a situação pode se complicar. Uma derrota derruba a vantagem em relação ao Porto para dois pontos. O Centro Limoeirense, que está na vice-liderança do hexagonal da morte com 14 pontos, sai para enfrentar o Petrolina, quarto com 13. Já o Vera Cruz, em terceiro com 13, viaja a Garanhuns para pegar o Sete de Setembro, lanterna, com sete. Faltam 27 pontos a serem disputados.

O técnico Fito Neves perdeu o zagueiro Anderson para a próxima rodada. O defensor voltou a sentir uma lesão na coxa direita e foi vetado pelo departamento médico do clube. O lateral-esquerdo Chiquinho, que atuou improvisado na zaga contra o Sete de Setembro, domingo passado, em Garanhuns, levou cartão vermelho e vai cumprir a suspensão automática.

Em compensação, o zagueiro Marcelo Heleno cumpriu a última partida de uma punição imposta pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Pernambuco (TJD-PE) e está à disposição do treinador. O volante Leandro Biton, que pode ser improvisado atrás, retorna de uma suspensão por três cartões amarelos.

Mais dois jogadores estão aguardando a regularização. O primeiro deles é o lateral-direito Rafael Mineiro, treinando no Arruda desde o início da semana passada. “A competição não acabou. Temos que pensar no hoje e a nossa realidade é tentar fugir do rebaixamento. Seria horrível deixar o time nesta situação”, disse o jogador. O outro é o zagueiro Rogério, que se apresentou na manhã de ontem.

INGRESSOS

O Santa vai manter os preços de ingresso adotados na última rodada do primeiro turno. São 10 mil bilhetes a R$ 10 (sócio, idoso e estudante) e R$ 20 (inteira).

Os outros 10 mil ingressos concedidos pelo Todos com a Nota serão trocados hoje. O processo de conversão do vale-cidadão pelas entradas ocorre das 8h às 13h, no Arruda. A reserva pelo telefone foi feita ontem.

Reinaldo é descartado, e Tiago acerta

A diretoria do Santa Cruz descartou, ontem à tarde, a possibilidade de trazer o atacante Reinaldo, que foi artilheiro da Série B do Campeonato Brasileiro de 2005 e está amargando a reserva do Ceará desde a temporada passada. Os dirigentes, por outro lado, fecharam com o jovem Tiago Capixaba, de 22 anos, uma aposta. Ele é o atual artilheiro do Campeonato Paraibano, com 11 gols, pelo Queimadense.

A contratação do atleta – a 21ª primeira desde o término da Série B do ano passado – veio no apagar das luzes. O encerramento do prazo de inscrição de novos atletas na Série A1 do Campeonato Pernambucano é amanhã. Tiago chega ao Recife ainda hoje, já com a documentação pronta para dar entrada na Federação Pernambucana de Futebol (FPF).

A intenção é também oferecer ao técnico Fito Neves até amanhã um novo zagueiro. O comandante coral, aliás, participa ativamente do processo de contratação, não somente dando o aval, mas consultando companheiros de profissão e dirigentes conhecidos.

O clube não está pensando apenas para o Estadual. “Além de reforços para terminar a competição local, iniciamos contatos para o futuro, visando à Série C do Brasileiro. Atualmente, temos que brigar para não deixar o time cair no Estadual, a verdade é essa, mas também para deixar a casa arrumada para a Terceira Divisão”, disse o diretor de futebol Constantino Júnior.

Nenhum comentário: