segunda-feira, 2 de março de 2009

Ofensivo, Santa busca boa largada


Formação de hoje pelo Estadual é ensaio para o jogo de quinta pela Copa do Brasil

Quando o Campeonato Pernambucano começou, o rendimento do Santa Cruz e consequentemente o poderio do time eram incógnitas. Agora já não é mais assim. Vice-campeões do primeiro turno, os corais iniciam o segundo turno da competição contra o Sete de Setembro, no Estádio do Arruda, a partir das 20h30 de hoje, como um dos fortes candidatos a levantar a taça da fase e disputar o título estadual com o Sport. A partida também marca a estreia do padrão da Penalty, nova fornecedora de material esportivo do clube.

O técnico Márcio Bittencourt vai mandar um time ofensivo para cima do Sete de Setembro. Além da vitória hoje, o treinador também está pensando em encaixar a formação para enfrentar o Americano-RJ, próxima quinta-feira, novamente no Arruda, pela volta da primeira fase da Copa do Brasil. Como o time do Rio de Janeiro venceu em Campos dos Goytacazes, por 2x0, os tricolores precisam vencer, no mínimo, por três gols de diferença para conquistar a vaga no tempo normal. Placar de 2x0 para os anfitriões leva a decisão para os pênaltis.

A principal mudança será a saída do zagueiro Sandro para a entrada do meia Elder, o que leva a equipe a passar do 3-5-2 para o 4-4-2. Elder é volante de origem, mas Bittencourt já vem utilizando o atleta como armador desde o início da competição. No primeiro encontro com o Sete de Setembro, no Estádio Gigante do Agreste, em Garanhuns, pela estreia da competição, foi ele quem fez o gol solitário da vitória dos visitantes por 1x0. “Estamos mudando o esquema, mas a vontade tem que ser a mesma”, declarou o meia.

A grande dificuldade do comandante tricolor para este confronto são as opções para montar o ataque. Márcio Barros está suspenso pelo terceiro cartão amarelo, enquanto o artilheiro Marcelo Ramos está em tratamento médico por conta de uma lesão no joelho esquerdo. Corre o risco, inclusive, de também não poder enfrentar o Americano. Ambos haviam atuado em todos os jogos até o momento. Com isso, o xodó da torcida, Pedro Henrique, divide o ataque com Roger Thompson, numa formação inédita.

Apesar do bom aproveitamento no primeiro turno, todo mundo no Arruda quer mais. “Temos que melhorar em todos os aspectos, até porque não ganhamos nada. Sempre cobro mais e trabalho mais para alcançar coisas maiores. Se quisermos ser campeões, só nos resta vencer o segundo turno e chegar à final”, afirmou o técnico.

ADVERSÁRIO

Após um início de Pernambucano temeroso, o Sete melhorou e agora tenta manter a boa sequência iniciada a partir da metade do primeiro turno. A equipe setembrina vem de três jogos de invencibilidade. A última derrota foi para o Porto, no dia 4 de fevereiro, em Caruaru. Após este tropeço, venceu o Salgueiro, em Garanhuns, o Ypiranga, em Santa Cruz do Capibaribe, e empatou com o Central, em Caruaru.

“Ajuste” coral tem 5 dispensas

O Santa Cruz entra no segundo turno do Pernambucano com um bom índice de acertos nas contratações, de acordo com a avaliação da comissão técnica e da diretoria do clube. Antes e durante o primeiro turno, os tricolores anunciaram 23 nomes, sendo três goleiros, três zagueiros, três laterais, seis volantes, três meias e cinco atacantes. No último sábado, cinco foram dispensados. Entre os que desembarcaram no Recife para a temporada 2009, 78,2% “sobreviveram” aos ajustes promovidos para a etapa final.

Os dispensados foram os volantes Húdson e Manu, o lateral-esquerdo Juca, o meia Juan Felipe e o atacante João Paulo. Manu e João Paulo nem sequer estrearam com a camisa do Santa Cruz em jogos oficiais. “Como tenho pouco tempo de profissão, a dispensa ainda mexe comigo, embora seja algo comum no futebol. Acho que o conhecimento dos atletas no dia a dia nos dá uma condição tranquila para avaliar e utilizar os critérios mais justos e coerentes. Conversei com todos eles”, explicou o técnico Márcio Bittencourt.

Para reabastecer o grupo, o Santa Cruz já anunciou o volante Alexandre Oliveira e o lateral-esquerdo Fagner. Ainda pretende trazer mais um zagueiro, um lateral-direito e um meia. “Em termos financeiros, é difícil achar jogadores de boa qualidade que se encaixem na nossa realidade. Mas estamos procurando trazer mais três jogadores de alto nível para fortalecer ainda mais o grupo”, seguiu o treinador.

O Santa, aliás, já havia anunciado o lateral-direito Maizena, ao lado de Alexandre Oliveira, na quarta passada. O jogador treinou no Arruda por dois dias e sumiu na sexta. Durante esse fim de semana, foi contratado pelo Fortaleza. O lateral estava emprestado ao Paulista, mas tem os seus direitos federativos presos ao Corinthians-AL.

REDUÇÃO

O Santa reduziu sensivelmente a quantidade de ingressos à venda em relação aos números praticados no turno. Além dos 12 mil lugares reservados ao programa governamental Todos com a Nota, só 7 mil bilhetes estão sendo comercializados. Em jogos ante intermediários, a direção já chegou a solicitar 50 mil entradas. Os preços para os variados setores do Arruda foram mantidos – de R$ 10 (sócio, estudante e idoso) a R$ 50 (cadeira de aluguel).

Nenhum comentário: