quinta-feira, 5 de março de 2009

Santa tenta derrubar escrita por 2ª fase


No Arruda, hoje, tricolor precisa de vitória por três gols de diferença sobre o Americano-RJ para voltar a passar à próxima etapa do torneio, o que não ocorre desde a edição de 2006

Chegou o dia mais importante para o Santa Cruz até o momento nesta temporada. A partir das 20h30 de hoje, no Arruda, o time tenta quebrar uma escrita que já dura dois anos e passar à segunda fase da Copa do Brasil. A missão é difícil. Com a parcial adversa de 2x0 imposta pelo Americano-RJ em Campos dos Goytacazes, no Estádio Godofredo Cruz, os tricolores precisam vencer por diferença de pelo menos três gols para garantir a vaga no tempo normal.

Caso os corais devolvam o placar de 2x0, a decisão sai nos pênaltis. O técnico Márcio Bittencourt treinou muitas cobranças ontem à tarde, no Estádio Ademir Cunha, em Paulista. “É um jogo em que precisaremos atacar para conseguir os gols, mas em hipótese alguma podemos levar. Senão a tarefa fica quase impossível. No momento, está difícil, não impossível, principalmente com o apoio da nossa torcida no Arruda”, disse o goleiro André Zuba.

O Santa Cruz vai ter que “aprender” a fazer gols sem a presença de Marcelo Ramos. O artilheiro está vetado pelo Departamento Médico por conta de uma lesão no joelho esquerdo. Mas não é por essa ausência que o time vai deixar de ser ofensivo. Márcio Bittencourt deve entrar em campo com os atacantes Roger Thompson, Pedro Henrique e Márcio Barros. Com o volante Bilica suspenso, o meio de campo vai com Wagner, Anderson e Elder.

A defesa será composta, além do goleiro André Zuba, pelo lateral-direito Parral, pelos zagueiros Thiago Matias e Leandro Camilo e pelo lateral-esquerdo Adílson. “Nos impuseram dificuldades extracampo lá no Rio de Janeiro e nós vamos dar a resposta a eles dentro das quatro linhas”, prometeu Matias.

ADVERSÁRIO

Embalado pela conquista do Troféu Moisés Mathias de Andrade (5º lugar da Taça Guanabara), criado pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), e que veio com o 1x0 sobre o Mesquita, o Americano sonha em avançar também na esfera nacional.

O técnico Toninho Andrade acredita que a vaga poderá ser conquistada se sua equipe souber explorar os contra-ataques. “O Santa Cruz vai ser pressionado a buscar a vaga de qualquer maneira pelos seus torcedores, pois o estádio deverá estar lotado. Eles terão que se lançar para o ataque”, analisou Toninho.

Para este compromisso, o treinador contará com o lateral-direito Siller, recuperado de lesão. O desfalque é o zagueiro Élson, vetado pelo departamento médico. Com isso, o volante Paulo Henrique, que estava atuando na ala direita, será recuado à zaga.

Bueno de volta ao Conselho

O desembargador Bartolomeu Bueno está autorizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a reativar as atividades como membro do Conselho Deliberativo do Santa Cruz. O julgamento foi realizado na tarde da última terça-feira. Por unanimidade, a decisão monocrática do relator do processo João Oreste Dalazen, que proibia Bueno de integrar o órgão máximo do clube tricolor, foi derrubada em Brasília. Assim como Bueno, eleito a princípio para a presidência do Deliberativo coral, os desembargadores Eduardo Paurá Peres, Fausto de Castro Campos e Elói D’Almeida Lima também voltam.

O CNJ, entretanto, não autorizou o retorno ao cargo de presidente do Deliberativo, que foi ocupado por Roberto Arraes, em eleições internas, após a renúncia de Bueno. “De qualquer forma, já havia adiantado que não tinha interesse de retornar à presidência. O doutor Roberto Arraes assumiu o cargo com a minha indicação, assim como os secretários, e vai seguir exercendo a função com meu total apoio”, declarou Bartolomeu Bueno, que reassume o posto de conselheiro coral de forma automática.

Embora estivesse impedido desde novembro do ano passado, o desembargador do TJPE não deixou de contribuir, com ideias e até financeiramente, para o andamento do Conselho Deliberativo tricolor. Seguia, inclusive, pagando a mensalidade como qualquer outro conselheiro. “Informalmente, continuava contribuindo e participando até de reuniões do executivo. Mas agora retorno formalmente e vou poder participar legalmente, me manifestar, votar, sem qualquer problema ou receio de uma punição por parte do CNJ”, comemorou o magistrado tricolor.

Tricolor faz 3x0 no rival em 77

Se é de gols que o Santa Cruz precisa esta noite para passar à segunda fase da Copa do Brasil, nada melhor do que lembrar um 3x0 aplicado pelo tricolor no Americano, em 1977. O jogo, válido pela Série A do Campeonato Brasileiro, foi realizado no dia 14 de dezembro, no Arruda.

O Santa abriu o placar aos 33 minutos do primeiro tempo, com Alfredo Santos. Não demorou muito, e os corais aumentaram a vantagem: Nunes, aos 35.

E os 18 mil tricolores presentes ao Arruda ainda comemoraram outro gol de Nunes, aos 3 da etapa complementar. Santa x Americano se enfrentaram pela segunda fase do Brasileirão daquele ano. O Santa foi décimo lugar em 1977.

O Santa Cruz também recebeu o Americano, no Arruda, mais duas vezes. Em 1991, deu Santa, 3x2. Já em 1994, deu 0x0. Os confrontos foram pela Série B do Campeonato Brasileiro.

Santa Cruz: Joel Mendes, Carlos Alberto Barbosa, Paranhos, Alfredo Santos e Pedrinho, Givanildo, Carlos Alberto Rodrigues e Jadir (Almir), Nunes, Fumanchu e Zé Roberto. Técnico: Ivan Gradim. Americano: Gato Félix, Marinho, Adilço, Jorge Luís e Capetinha, Índio, Souza, João Carlos e Elmo (Coelho), Manuel (Luís Almeida) e Luís Carlos. Técnico: Hélvio Santafé.

Nenhum comentário: