sexta-feira, 9 de maio de 2008

Grupo bom

Apesar de ter pela frente adversários regionais mais fortes, tricolores vêem com otimismo tabela da Série C

Levando-se em conta o histórico do Santa Cruz nos dois últimos anos, teoricamente, pode-se dizer que o grupo 5, onde o Tricolor caiu na primeira fase da Série C, será um dos mais difíceis e equilibrados da competição. Apesar disso, a diretoria coral gostou dos adversários e mostra-se confiante no futuro do clube na competição nacional. "Caímos em um grupo forte, mas isso é bom. Nesta competição não vai ter jogo fácil de maneira nenhuma. Mas vamos formar um time forte para vencê-la e voltar à Série B", prometeu o presidente Edson Nogueira.


Clique aqui para ampliar
Um fator importante na tabela da Série C, divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), é que até a terceira fase da competição as disputas serão regionalizadas. Ou seja: O Santa Cruz vai enfrentar apenas clubes nordestinos até a quarta fase do campeonato, quando haverá o cruzamento dos oito clubes finalistas. Isso evitará um desgaste maior com viagens de longas distâncias e, conseqüentemente, os custos com passagens e combustível ficarão bem mais em conta. Afinal, todas as despesas com deslocamento, alimentação e hospedagem serão custeados pelos próprios clubes. A CBF não desembolsará um só real.

"Essa regionalização da Série C é muito boa. Um bom exemplo é que só iremos enfrentar os clubes paulistas no octogonal final. Até lá, o estado de São Paulo, que têm sete clubes fortes, vai se degladiar. Apenas dois deles chegarão na última fase", avaliou Sylvio Belém, diretor de futebol.

Reforços - Por outro lado, a diretoria tricolor terá que correr bastante para reforçar a equipe para a disputa. O grupo 5 não é fácil e, para se classificar, a equipe coral terá que ficar entre os dois primeiros. Se chegar a segunda fase vai encarar os dois melhores do grupo 6 formado por Salgueiro, Icasa-CE, Treze-PB e Santa Cruz-RN. Chegando na terceira fase da competição, mesmo que não consiga o acesso à Série B, terá se garantido na Série C em 2009, quando a disputa terá apenas 20 clubes. Na pior das hipóteses, se ficar na primeira ou segunda fases da Terceirona, a equipe tricolor estará rebaixada para a novata Série D.

A participação do Santa Cruz na Copa Pernambuco, com seu time principal, já começa a ser uma realidade. A competição ainda não tem data marcada para iniciar. A diretoria do Santa Cruz se reuniu ontem com o técnico Fito Neves, o presidente do Conselho Deliberativo, Alexandre Ferrer, o ex-presidente Rodolfo Aguiar e o presidente da FPF, Carlos Alberto Oliveira para traçar os planos para a Série C. O treinador ficou de apresentar até o final de semana uma lista de reforços.

Oposição vence a 1ª

Se dentro de campo, a diretoria tricolor começa a se mobilizar visando a Série C, nos bastidores, o departamento jurídico do clube também está correndo na tentativa de barrar a assembléia geral marcada pela oposição para a próxima terça-feira (13), às 18h, em segunda convocação, na sede social do Santa Cruz. Ontem, os oposicionistas tiveram sua primeira vitória. O juiz José Júnior Florentino Santos Mendonça, titular da 29ª Vara Cível, negou a liminar que o presidente Edson Nogueira tentou adquirir para inviabilizar a assembléia que pode destituí-lo do cargo.

O diretor jurídico do clube, Eduardo Lopes, entrou com o pedido no final do expediente da quarta-feira e, no final da tarde de ontem, a liminar foi negada. Hoje, o advogado tricolor irá recorrer da decisão, mas mostra tranqüilidade. "Vamos entrar com um agravo de instrumento na segunda instância do Tribunal de Justiça", adiantou o jurista. "A decisão do Juiz foi baseada no fato de, a priori, não ter condições de analisar com mais detalhes e achou por bemindeferir", completou.

Nenhum comentário: