quarta-feira, 14 de maio de 2008

Oposição impulsiona “guerra” política

A Assembléia Geral Extraordinária para a destituição do presidente executivo do Santa Cruz, Édson Nogueira, realizada ontem, no setor da sede onde ficavam as lojinhas, não contou com o aval do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Mas, ao proceder como se Edinho não estivesse de posse de uma liminar suspendendo o encontro solicitado por 275 associados há 45 dias, os oposicionistas mantiveram acesa a discussão política no Arruda. No próximo dia 12 de dezembro, haverá eleições.

O atual vice-presidente, Fred Arruda, licenciado do cargo desde o ano passado, fala, inclusive, em composições para o fim do ano. “Não posso participar de um movimento desses e dizer que o meu nome não está à disposição. Mas, sinceramente, não conseguiria conciliar minhas atividades profissionais com a dedicação a um cargo de presidente executivo. Quanto ao posto de presidente do Conselho Deliberativo, não teria problemas para cumprir”, declarou Arruda.

Não significa, entretanto, que o movimento está desistindo de afastar Edinho antes das eleições. De acordo com Fernando Veloso, conselheiro colaborador e um dos articulares da Assembléia Geral Extraordinária, a oposição vai homologar o resultado do encontro de ontem e tentar validá-lo nas instâncias judiciais possíveis. “A partir do momento em que não fomos comunicados pela Justiça sobre a suposta suspensão, a Assembléia está valendo. Esse é o nosso entendimento”, afirmou.

Hoje, o embate político ganhará um novo capítulo. Fred Arruda deve ir ao clube para comunicar os números da Assembléia Geral Extraordinária ao presidente do Conselho Deliberativo, Alexandre Ferrer, tomar posse do executivo e solicitar que o órgão convoque uma nova eleição dentro do prazo de oito dias, para um mandato tampão até o final do ano. Dos 127 que assinaram a ata de associados e votaram nas urnas concedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), todos optaram pela destituição. O número é menor do que o reunido para oficializar a convocação.

FECHADO

O ato dos oposicionistas teve de ser realizado do lado de fora porque a sede social do Santa permaneceu fechada. Precavidos, os manifestantes levaram dois geradores de pequeno porte e, a partir das 17h30, ligaram lâmpadas embaixo da marquise que abrigava as antigas lojinhas, demolidas desde o ano passado. O grupo também levou carro de som. O microfone permaneceu à disposição dos sócios e torcedores das 16h até as 18h, quando os organizadores deram início ao processo.

Primeiramente, os participantes elegeram o advogado Leonardo Fink como presidente da Assembléia Geral Extraordinária, enquanto os sócios Manoel Gomes e Amaro Gustavo compuseram a mesa. O presidente Édson Nogueira foi chamado por três vezes para fazer a sua defesa. Depois disso – e de um rápido banho de sal grosso –, foi dado início à votação. As urnas foram fechadas às 22h, quando começou a apuração.

Torcida pode ver reforço em ação hoje

A torcida do Santa Cruz terá oportunidade de ver jogar pela primeira vez com a camisa do clube um dos três reforços anunciados até o momento para a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro. A partir das 16h de hoje, no Estádio do Arruda, com portões abertos, o time comandado pelo assistente técnico coral, Adílson Davi, estréia na Copa Pernambuco diante do Atlético Pernambucano com a presença do lateral-esquerdo Adeíldo, contratado junto ao Ypiranga após a Série A1 do Estadual.

Outros dois jogadores que estão em período de teste no Arruda também podem iniciar de frente. Os zagueiros André e Douglas, que defenderam o rebaixado Centro Limoeirense no Pernambucano, estão escalados para formar o trio de zaga ao lado do volante improvisado Leandro Biton. A base do time é formada por garotos revelados nas categorias da base do clube ou ainda com idade de juniores, assim como ocorreu na reta final da Série A1, durante o hexagonal da morte.

O provável time é: Jaílson, André, Douglas e Leandro, Fabinho, Allan, Juninho, Nego e Adeíldo, Yuri Savaroni e Foguinho. O técnico Fito Neves, embora não vá exercer a função durante a Copa Pernambuco, aproveitará a competição para observar quem tem condições de compor o grupo na Terceira Divisão, competição mais importante do ano para o Santa Cruz. Esta manhã, os corais podem acertar a contratação do veterano atacante Edmundo, que fez 12 gols pelo Ypiranga este ano.

Nenhum comentário: