quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Márcio Bittencourt pisa na bola


Técnico do Santa xinga radialista de "manco" e nega que tenha dado declaração preconceituosa

Na véspera da sexta rodada do Campeonato Pernambucano, quando o Santa Cruz enfrenta a Cabense, hoje, às 21h, no Estádio Gileno de Carli, o técnico tricolor, Márcio Bittencourt, protagonizou um episódio, no mínimo, lamentável. Em uma conversa com o elenco, no centro do gramado, no Estádio Ademir Cunha, em Paulista, o treinador xingou o réporter André Luís, da Rádio Jornal/CBN, que tem uma deficiência na perna, de aquele "manco filho da p#". A imagem e o áudio da declaração raivosa e preconceituosa foram captadas pelo cinegrafista da TV Clube/RN, Rafael Fernando, e deixou Bittencourt em maus lencóis.

A revolta do treinador do Santa Cruz vem, supostamente, de uma declaração que o repórter fez em relação ao lateral-esquerdo Adilson. André Luís teria dito, na última quinta-feira, que não iria entrevistar o atleta por ele ser fanho. Procurado pelo Diario, o radialista não quis polemizar. Porém, vários profissionais de imprensa já viram o próprio André Luís entrevistar Adilson em algumas oportunidades.

Ao deixar otreinamento de ontem, Márcio Bittencourt acabou puxando o assunto envolvendo o radialista e o lateral-esquerdo Adilson. Porém, iniciou com um discurso moderado. "Tô sentindo que tem um pessoal da imprensa que faz comentário sobre um jogador nosso que tem defeito físico. Papai do céu é tão bom que essa pessoa que critica é a pessoa que papai do céu mostra", referindo-se ao defeito físico do radialista.

Antes de ser informado sobre a imagem e o áudio de sua conversa com os jogadores, Bittencourt ainda falou que o repórter teria sido preconceituoso. "Hoje, qualquer discriminação em nosso país tem uma repercussão enorme. Mas isso é coisa para o departamento jurídico do clube resolver". Porém, o treinador caiu em contradição quando foi questionado sobre seu xingamento. "Eu não falei isso. Quem está dizendo é você", afirmou, tentando se defender.

Informado que o áudio não deixava dúvidas da sua infeliz declamação, ele tentou se justificar. "Eu não sei nem quem é essa pessoa. Pedi para que isso não prossiga no grupo. Tem tantas coisas que a gente precisa colocar a mão de Deus. Quem somos nós? A gente tem tantos defeitos. Só acho que se ele foi infeliz tem que responder pelos atos dele", afirmou, fazendo uma autoavaliação. Questionado ainda se poderia provar que o radialista falou mal do seu atleta, o treinador se complicou mais ainda: "Eu não estava lá, não escutei nada. Eu só fiquei sabendo".

Cabense

Ibson; Damião, Márcio Silva, Alexandre e Neto; Fabinho, Cléber, Aílton e Coringa; Felipe e Eduardo. Técnico: Rogério Zimermann.

Santa Cruz

André Zuba; Parral, Sandro, Thiago Matias e Adilson; Bilica, Wágner, Anderson e William; Marcelo Ramos e Márcio Barros. Técnico: Márcio Bittencourt.

Local: Estádio Gileno de Carli (Cabo de Santo Agostinho). Horário: 21h. Árbitro: Wilson Souza. Assistentes: Erich Bandeira e Alcides Lira.

Santa Cruz reencontra o seu algoz de 2007

O adversário desta noite está engasgado na garganta dos tricolores há dois anos. Em 2007, a Cabense foi o grande algoz da equipe coral no Campeonato Pernambucano. Os dois times se enfrentaram duas vezes. No primeiro turno, no Arruda, o Santa Cruz foi surpreendido ao perder por 3 x 2. No returno, no Gileno de Carli, a Cabense voltou a vencer, desta vez, humilhando os tricolores com uma goleada de 5 x 2. Hoje, as duas equipes voltam a ficar frente a frente, a partir das 21h, novamente, no Gileno de Carli, e o time coral espera, desta vez, quebrar o tabu, vencer o adversário e mantêr-se vivo na briga pelo primeiro turno.

Para esta partida, o técnico Márcio Bittencourt tem dois desfalques certos. Não conta com o volante Elder, lesionado no joelho direito, e também com o meia Leandro Gobatto, que cumpre suspensão por ter sido expulso diante do Ypiranga, na rodada passada. William já está definido como substituto de Gobatto. Porém, a lacuna deixada por Elder ficará para ser preenchida minutos antes da partida.

A dúvida do treinador mudará também o esquema da partida. No último treinamento tático, ontem, em Paulista, Bittencourt treinou com três zagueiro colocando Leandro Camilo ao lado de Thiago Matias e Sandro. A segunda possibilidade é a entrada do volante Anderson.

O departamento jurídico do Santa Cruz já entrou com recurso para tentar reverter a perda de um mando de campo, que o clube foi punido depois que um torcedor jogou uma lata da cerveja no gramado do Luiz Lacerda, na partida contra o Porto. O julgamento só deve acontecer depois do clássico contra o Sport, em 8 de fevereiro.

Nenhum comentário: