sábado, 19 de abril de 2008

Santa se despede com outra campanha ruim


O confronto Santa Cruz x Centro Limoeirense, no Arruda, a partir das 16h de hoje, pela última rodada do hexagonal da morte da Série A1 do Campeonato Pernambucano, a rigor tem importância apenas para os visitantes. O Santa já não luta por vaga na Copa do Brasil e está matematicamente livre do rebaixamento à Série A2 da próxima temporada. O Centro, por outro lado, corre risco de cair.

Atualmente, a equipe tricolor lidera o hexagonal da morte. Com 30 pontos, tem como objetivo apenas manter a colocação – que, pela nova determinação da FPF, deve ser o sétimo lugar geral, atrás de todos os times do hexagonal do segundo turno. Mas o Petrolina está na segunda colocação do grupo e tem somente dois pontos a menos. O time do Sertão se despede contra o Sete, no Gigante do Agreste.

O Centro Limoeirense ocupa atualmente a penúltima colocação do Pernambucano, com 19 pontos, e cairia hoje ao lado do lanterna Sete de Setembro, que contabiliza 17. O Vera Cruz tem os mesmos 19, mas é o décimo nos critérios de desempate. O regulamento determina a diferenciação entre as equipes empatadas por intermédio da campanha apenas no hexagonal da morte. O time de Limoeiro tem uma vitória a menos (2x1).

O jogo de hoje marca o último capítulo de uma campanha conturbada do Santa Cruz. Em meio a uma troca de treinador, contratações e muitas dispensas de jogadores, o time coral iniciou bem, chegando a liderar o primeiro turno ao lado do Sport até a quinta rodada. Depois disso, caiu de produção e substituiu o técnico Zé do Carmo por Fito Neves, na metade da segunda fase. O novo comandante estava trabalhando no Treze-PB.

A mudança aliada a algumas dispensas não foram suficientes para evitar o vexame. O Santa Cruz não conseguiu se classificar para o hexagonal que determinou o campeão do segundo turno. Ao contrário, ficou entre os seis que brigam para não cair. A equipe tricolor chegou a ficar somente dois pontos acima da faixa de degola, mesmo disputando com os piores.

Aos poucos, porém, Fito Neves deu uma nova cara à equipe, sobretudo com a utilização dos pratas da casa. A partir da quarta rodada do hexagonal da morte, iniciou uma boa seqüência de seis jogos sem derrota e se livrou matematicamente do rebaixamento com duas rodadas de antecipação.

Para o confronto de hoje, o técnico Fito Neves não poderá contar com o meia Rosembrik, expulso no último jogo, com o volante Alexandre, com uma contusão na musculatura da coxa esquerda, e com o atacante Thomas Anderson, que acumulou o terceiro amarelo e vai cumprir a automática. Em compensação, o atacante Thiago volta.

CENTRO

Pelo lado do Centro, o meia Renatinho está machucado e foi vetado pelo departamento médico. Quem ocupa a vaga é o meia Marcelinho. A diretoria oferecerá uma premiação de R$ 10 mil, caso o time permaneça na elite.

Nenhum comentário: