quarta-feira, 23 de julho de 2008

Lacerdão é palco de outra decisão


Pela terceira vez, Central e Santa Cruz se enfrentam em Caruaru com gostinho de final; Duelo está empatado
Cassio Zirpoli
Da equipe do diario



Em 1995, foi a vez do Central festejar no Lacerdão: classificação garantida na segundona. Foto: Edvaldo Rodrigues/DP/D.A Press - 22/10/95
Um Santa Cruz ascendente e em busca de uma sonhada classificação antecipada. Um Central pra lá de revigorado e confiante num bom resultado no Lacerdão, que deixaria o time muito próximo da vaga, que já parecia perdida. A história se repete na Capital do Agreste. Mais uma vez os caminhos de Central e Santa irão se cruzar de maneira decisiva em Caruaru. Assim como aconteceu em 1986 e 1995, o jogo desta noite, marcado para as 20h30, deverá definir o destino dos dois clubes neste ano, mas dessa vez na Terceirona.

Na primeira ocasião, os dois rivais decidiram o 3º turno do Campeonato Pernambucano e o Tricolor levou a melhor, ao vencer no pênaltis após um empate por 1 x 1, em um Lacerdão repleto. A estrela daquela noite foi o goleiro - e eterno ídolo - Birigüi, que salvou o time na prorrogação e ainda defendeu a penalidade do meia Jorge Vinícius. Quatro dias depois, o Tricolor seria o campeão estadual ao segurar o empate sem gols com o Sport, na Ilha do Retiro.

Um novo confrontocom o mesmo teor só ocorreu nove anos depois, quando os corais armaram uma equipe forte - curiosamente treinada por Fito Neves, que foi demitido há uma semana -, com destaque para o volante Zé do Carmo. O time tricolor foi campeão pernambucano com alguma facilidade e entrou na Série B como franco favorito para conquistar uma das duas vagas à elite nacional. No entanto, a marcha coral parou na última rodada da segunda fase, em 22 de outubro. Cerca de 10 mil torcedores viram uma aguerrida Patativa, dirigida por Ivan Gradim, vencer por 2 x 1, na raça e se garantir na fase semifinal.

Everaldo e Jailson fizeram os gols do Alvinegro logo no comecinho do segundo tempo. Aos 44 minutos, o atacante Sorato descontou para os tricolores. No minuto seguinte, o goleiro Marco Aurélio ainda foi até a área adversária e cabeceou para o gol, mas a bola passou raspando a trave. Com o cíclico caminho do futebol, hoje será escrito mais um capítulo desse duelo. Ao Santa (com 6 pontos), basta uma vitória nesta noite e um tropeço do Potiguar, que jogará em Campina Grande contra o Campinense, para que o time consiga logo a sua vaga (pois o Central permaneceria com 5 o Potiguar ficaria com 4 ou 5).

Mas nem por isso o técnico Bagé deixará a cautela de lado. Tanto que o Mais Querido deverá entrar em campo com três volantes. Três jogadores eram dúvida, mas apenas Rafael Oliveira foi vetado, por causa de uma distensão na coxa esquerda. Glédson e o capitão Alexandre Olveira - que desfalcou o time no domingo - estão confirmados no time. Além de Alexandre, o meio-campo será formado por Gedeil, pelo estreante Marcos Mendes (que estava no Ceará e chegou ao clube na segunda-feira) e por Juninho, o único encarregado pela criação pela articulação de jogadas. No ataque seguem Edmundo e Patrick, que balançaram as redes contra o Potiguar. "É o jogo do ano para a nossa equipe", resumiu, de forma simples, Alexandre Oliveira. E ele está absolutamente certo.

Acompanhe lance a lance no www.pernambuco.com/esportes

Acompanhe a transmissão ao vivo www.radioclubeam.com.br

Corais que estarão em "casa"

Pelo menos dois jogadores tricolores se sentirão em 'casa' hoje à noite. O meia Juninho e o zagueiro Gonçalves disputaram o último Estadual pelo Porto, o maior rival do Central, e sabem muito bem como é a rivalidade em Caruaru. "Jogaremos contra um time muito qualificado, mas estamos conscientes do que temos que fazer. E vamos trazer um bom resultado de lá", afirmou Gonçalves.

Já Juninho admitiu a dificuldade do gramado do Lacerdão e lembrou que ainda não venceu lá. "Nesse ano foram dois jogos. Perdi um e empatei outro. Acho que chegou a minha vez de vencer", disse. Juninho, por sinal, vem sendo cobrado para chutar mais de fora da área. "Venho obedecendo o esquema tático, mas acho que posso render mais sim", completou a jovem revelação baiana de 23 anos.

Já o volante Marcos Mendes - que briga para entrar como titular no meio-campo - deverá viver uma semana meteórica. O jogador estava no banco de reservas do Ceará, quando foi sondado por Bagé, com quem trabalhou no primeiro semestre no Salgueiro. Mesmo contra todos os prognósticos, Mendes topou a parada. É uma aposta grande, pois trocou um time da Série B por um que está na C, e também trocou a segurança de jogar até dezembro pela possibilidade de ficar de 'férias' com apenas uma semana de trabalho.

"Sou de Carpina e de família tricolor. Como posso não querer jogar em um clube de massa como o Santa Cruz? Vou ajudar esse clube", afirmou Marcos Mendes, de 28 anos. São esperados mais de quatro mil tricolores em Caruaru. Pelo menos 20 ônibus já estão lotados. Quem quiser ir pode entrar em contato com Lulinha, através dos telefones 3458-7568 e 8849-9862.

Central

Davi; Jamesson, William Paraná, Bebeto e João Neto (Gaspar); Neto, Doda, Ailton e Márcio; Cláudio e Marco Antônio. Técnico: Marcelo Villar

Santa Cruz

Gledson; Rafael Mineiro, Gonçalves, Wescley e Marcos Vinícius; Alexandre Oliveira, Gedeil, Marcos Mendes (Garrinchinha) e Juninho; Edmundo e Patrick. Técnico: Bagé

Local: Estádio Luiz Lacerda (Caruaru). Horário: 20h30. Árbitro: Arilson Bispo da Anunciação (BA). Assistentes: Pedro Jorge Santos (AL) e Ivaney Alves (SE).

Patativa com sede de gols

O ataque da Patativa vem sendo o calo da equipe nesta campanha na Série C do Brasileiro. Em quatro partidas, o time marcou apenas um gol até agora. No entanto, para a sorte alvinegra, esse tento (marcado por Cláudio, que deu a vitória sobre o Campinense, no estádio Amigão) foi suficiente para deixar o Central com cinco pontos e mais vivo do nunca no Grupo 5. Isso porque o time havia conseguido dois empates por 0 x 0 em casa. Hoje, aliás, será a última partida do Central no Lacerdão.

Uma vitória nesta noite deixará o Central dependendo apenas si para seguir na competição. Para isso, o técnico Marcelo Villar irá manter a base da equipe venceu em Campina Grande, no último domingo. Apesar de já ter melhorado de uma tendinite no joelho, o goleiro Hudson segue fora da equipe, por causa da boa fase de Davi. A única mudança confirmada será na lateral-esquerda, pois Júnior Paulista recebeu o cartão vermelho naquele partida. Sem peças de reposição, pois Vital segue lesionado, Villar deverá mesmo improvisar, uma vez quequer manter o esquema tático. O atacante João Neto e o volante Gaspar são as opções, mas o primeiro é favorito, pois já jogou na lateral, quando teve que fazer o mesmo papel no Pernambucano.

No ataque, Cláudio ganhou a preferência do técnico em relação a Leonardo, que vinha tendo boas atuações, mas estava pecando bastante nas finalizações. O centroavante jogará ao lado de Marco Antônio, ex-ídolo coral. O treino da equipe aconteceu ontem à tarde, no Lacerdão, e contou com a presença de vários torcedores. A torcida alvinegra deverá marcar presença também na partida de logo mais, até mesmo porque os 7 mil ingressos do programa Todos com a Nota serão exclusivos para os centralinos. Os tricolores terão a direito a 5 mil ingressos.

Nenhum comentário: