quarta-feira, 23 de julho de 2008

Na Série C, Santa Cruz tem 4ª melhor média de público do Brasileiro


Márcio Markman
No Recife

Apesar de viver a maior crise técnica da sua história, o Santa Cruz não pode se queixar de ter sido abandonado pela torcida. Em sua primeira participação na Série C, o Tricolor pernambucano ostenta a quarta melhor média de público entre os participantes de todas as divisões do Campeonato Brasileiro.

Nos dois jogos realizados no estádio do Arruda, o Santa Cruz levou um total de 44.508 torcedores, o que representa uma média de 22.254 pagantes por partida. Para se ter uma idéia do que significa essa marca, a segunda melhor média de público da Série C não chega à metade da do clube pernambucano. É do Campinense, que tem 11.059 torcedores de média e, é importante frisar, em muito por conta dos cerca de seis mil tricolores pernambucanos que garantiram o público de 10.737 pagantes no jogo Campinense 2 a 1 Santa Cruz, pela primeira rodada da competição.

Os dois jogos do Santa Cruz no Arruda são, disparados, os de maior público na Série C. A vitória sobre o Central, por 3 a 0, na segunda rodada, aparece como o maior público, com 23.039 pagantes, enquanto a vitória sobre o Potiguar, por 2 a 0, na rodada passada, levou 21.469 torcedores ao estádio.

Nos jogos dos clubes pernambucanos, uma boa parte dos ingressos são trocados por notas fiscais, a partir de uma promoção do governo do estado. No caso do Santa Cruz, a quantidade de ingressos oferecidos atualmente é de aproximadamente metade do que era previsto pelo governo, já que as arquibancadas do anel superior do Arruda estão interditadas. A diretoria do clube corre para tentar finalizar as obras antes do início da segunda fase da Série C.

A melhor média de público do Campeonato Brasileiro deste ano é do Flamengo, que levou uma média de 42.356 torcedores aos seus jogos, no Maracanã. Em segundo lugar vem o Grêmio, também da Série A, com 27.754 torcedores. O Corinthians, líder da Série B, tem a terceira melhor média nacional, com 24.612 torcedores, enquanto o Sport, campeão da Copa do Brasil, fecha a lista dos cinco primeiros, logo atrás do rival estadual Santa Cruz, com 21.897 torcedores de média.

Nenhum comentário: