terça-feira, 19 de agosto de 2008

Não basta vencer. Também é preciso fazer gols, Santa!

Marcos Pastich/Arquivo Folha



Rebaixamento pode ser decidido pelos critérios de desempate
Corais precisam reencontrar o caminho das redes se quiserem evitar queda
Filipe Assis

Não basta vencer. Sem depender apenas de si para evitar o que seria o terceiro rebaixamento seguido em Campeonatos Brasileiros, o Santa Cruz também precisa fazer gols. Tanto a classificação para a Terceira Fase quanto a permanência na Série C como um dos quatro melhores terceiros colocados, podem ser decididos pelo saldo de gols.

Se tiver alguma esperança de escapar da Quarta Divisão, a Cobra Coral precisa de duas vitórias. Nesse caso, iria a oito pontos. Com esta pontuação, só pode avançar na Terceira Divisão sem depender do saldo de gols se ocorrer uma única combinação de resultados: paralelamente às duas vitórias tricolores, o Icasa teria que derrotar o Salgueiro no próximo domingo e, na última rodada, ganhar ou empatar com o Campinense. Nesse caso, o time cearense ficaria em primeiro lugar, com 13 ou 11 pontos, e a Cobra Coral subiria para segundo, isolado com oito.

No caso de o Salgueiro derrotar o Icasa, o Santa Cruz teria que torcer, na última rodada, para o Campinense vencer o Icasa, ou estes dois times empatarem. Com isso, um dos dois, ou o Icasa ou o Campinense, terminaria com os mesmos oito pontos do time pernambucano.

Em uma das possíveis combinações de resultados, uma é pouco provável, porém, muito curiosa. Os quatro clubes podem terminar a Segunda Fase empatados com oito pontos. Para que isso ocorra, além de duas vitórias do Mais Querido, era preciso que Icasa e Salgueiro empatassem neste domingo, e que, na rodada de encerramento, o Campinense derrotasse o Icasa. As quatro equipes teriam oito pontos e duas vitórias cada. O saldo de gols decidiria os dois classificados para a Terceira Fase.

Em último caso, se a Cobra Coral não garantir uma vaga direta para às oitavas-de-final, restará tentar ficar, ao final da fase, como um dos quatro melhores terceiros colocados dos grupos, o que livraria o time do rebaixamento. Mais uma vez, o saldo de gols deve entrar em campo. Pelo menos, a julgar pela Primeira Fase, quando apenas dois terceiros colocados fizeram mais que oito pontos - Macaé/RJ e Itabuna/BA somaram nove.

Todas as projeções são feitas a partir de duas vitórias do Tricolor porque, se o time não vencer o Campinense, só poderá chegar a seis pontos - caso derrote o Salgueiro -, e tanto o Carcará quanto o Icasa já estão com um ponto a mais.

Bagé balança, mas não cai

GUSTAVO LUCCHESI

Trinta e dois dias após aportar no Arruda com a pompa de ter deixado o Icasa/CE classificado antecipadamente para a Segunda Fase do Brasileirão da Série C, o treinador Ronaldo Bagé perdeu o posto de nova esperança coral para ser apontado como um dos vilões para o péssimo momento que vive o Mais Querido na competição. Há seis jogos sem saber o que é sair de campo vitorioso, o técnico balançou, e quase perdeu o cargo após as duas derrotas seguidas para o Verdão do Cariri. De acordo com informações dos bastidores do clube, isso só não aconteceu pelo fato de haver apenas dois jogos para terminar a fase e pela falta de opção para assumir o comando da equipe em tão pouco tempo.

Em sete jogos à frente da Cobra Coral, Bagé obteve apenas sete pontos, dos 21 disputados, tendo conquistado apenas uma vitória, em cima do Potiguar/RN, por 2x0, na sua estréia, ainda na Primeira Fase da Terceirona. Depois disso, foram quatro empates e duas derrotas, ambas sofridas para os cearenses. Apesar disso, o ditado de que “contra números não há argumentos” vem sendo ignorado pelos dirigentes tricolores. “Seria um ato de insanidade da minha parte tirar o treinador nessa situação atual. Essa atitude só faria nos atrapalhar. Ele também é culpado, mas não pode levar a culpa sozinho”, comentou o presidente Édson Nogueira, o Edinho.

Preferindo deixar de lado a calculadora e os números, o mandatário coral preferiu esquecer as complicadas combinações de resultados que o Tricolor precisa para se classificar à Terceira Fase da Série C. “Antes de pensarmos nos outros, temos que vencer os nossos jogos, caso contrário, estamos fora”, finalizou.

Nenhum comentário: