terça-feira, 18 de março de 2008

Maior jejum da história coral

Diego Nigro/Arquivo Folha


Santa nunca tinha passado tantos jogos sem vencer no Estadual
Tricolores já estão há dez partidas sem ganhar um duelo
Kauê Diniz

Este ano realmente está entrando para a história do Santa Cruz. Se não bastasse cair no Hexagonal da Morte, brigando contra o rebaixamento, e deixar de disputar um clássico pelo Estadual, algo que não ocorria desde 1932, o atual elenco tricolor foi responsável por escrever mais um decepcionante capítulo da história coral no último domingo. Único clube a participar de todas as edições do Pernambucano, o Santa Cruz jamais tinha ficado, em todos esses anos, ou seja, desde 1915, tantas partidas sem conseguir vencer. Com o empate em 1x1 contra o Vera Cruz, o Tricolor somou dez jogos de jejum.

A Via Crucis coral neste Pernambucano começou no dia 30 de janeiro, quando perdeu para o Ypiranga, em Santa Cruz do Capibaribe, por 2x0. Naquela ocasião, possivelmente ninguém imaginaria que ali seria o início de uma série de partidas do Tricolor sem sentir o gosto da vitória. Hoje, já são dez jogos empatando (6) ou perdendo (4). Desde o confronto contra o Vera Cruz, no Arruda, dia 27 de janeiro, pela quinta rodada da primeira fase do Primeiro Turno, quando ganhou por 4x1, passaram-se 51 dias.

E foi também num jogo contra o Vera Cruz, no último domingo, que o Santa Cruz bateu sua pior seqüência de confrontos sem vitórias na sua história no Pernambucano. Anteriormente, o jejum maior do Tricolor tinha acontecido nas temporadas de 1928 e 1981, quando completaram nove empatando ou perdendo. Outro ano marcante, negativamente, foi em 2007, curiosamente também sob o comando do atual presidente Édson Nogueira (Edinho). Na ocasião, os corais passaram oito duelos sem ganhar, o equivalente, na época, a 49 dias.

Outro fator que agrava ainda mais a atual campanha coral são os adversários enfrentados pelo clube no Estadual. Se comparada as temporadas decepcionantes do passado, observa-se uma enorme discrepância da qualidade dos oponentes. O mais evidente é o fato de não ter disputado um clássico contra Náutico e Sport este ano. Além disso, os últimos três confrontos do Tricolor foram pelo Hexagonal da Morte, no qual reúne os seis piores times do Estadual 2008.

Já em 1981, por exemplo, o Santa Cruz, nos nove jogos que ficou sem vencer, enfrentou o Sport e o Central três vezes e o Náutico, duas. Em 1928, o Tricolor disputou quatro clássicos.

Nenhum comentário: