segunda-feira, 14 de julho de 2008

Apático


Longe do Arruda, Santa Cruz é facilmente batido pelo Potiguar, que assumiu a segunda colocação do grupo

O Santa Cruz perdeu o jogo de ontem e a segunda colocação no grupo 5 da Série C do Campeonato Brasileiro para o Potiguar. Apáticos no ataque e confusos na marcação, os tricolores foram derrotados por 3 x 0 pelo time de Mossoró, que com isso chegou aos quatro pontos e deixou a equipe pernambucana com três, em terceiro. O resultado transforma a partida entre as duas equipes no próximo domingo, no Arruda, em uma questão de vida ou morte.

A vitória sobre o Central, quarta-feira passada, havia deixado a esperança de que o Santa estivesse começando a se acertar. Puro engano. Longe do Arruda, o time foi totalmente diferente. Desde o início da partida, a equipe mostrou dificuldades em superar a boa marcação do Potiguar, que deu pouco espaço para o meia Juninho e o atacante Edmundo. O time da casa tinha homens de frente rápidos e habilidosos, sabendo fazer uso disso, principalmente nos contra-ataques.

Por isso, apesar de equilibrado no número de chances para cada lado, o primeiro tempo teve um certo domínio do Potiguar, que mostrava mais qualidade no toque de bola. A defesa do Santa estava particularmente frágil por seu lado direito, incapaz de conter as investidas do adversário.

Foi por esse lado que saiu o gol do lateral-esquerdo Bigu, aos 27 minutos. Ele recebeu a bola, avançou e, sem ser incomodado pela marcação, chutou forte, no canto esquerdo, abrindo o placar. O Santa procurou reagir e até criou algumas oportunidades, mas também faltou qualidade na finalização.

O segundo tempo, então, foi um pesadelo para o Santa. O lado esquerdo da defesa coral era a alegria dos atacantes adversários. Foi por lá que saíram os dois últimos gols. O primeiro, em cobrança de pênalti, cometido por Leandro Biton em Marcelo Dias. O zagueiro ficou no mano a mano com o adversário dentro da área e não viu outra alternativa a não ser segurá-lo. Paulo Rangel bateu bem e fez, aos 14 minutos.

O terceiro gol saiu quatro minutos depois, novamente com uma subida de Marcelo Dias pelo lado direito. Ele teve calma para marcar na saída de Gledson. Depois disso, o jogo ficou morno, como se as duas equipes estivessem já conformadas com aquele placar. O árbitro ainda deu três minutos de acréscimo, apenas devido às substituições. O apito final acabou sendo um alívio para os jogadores e a torcida.

Potiguar-RN 3
Mondragon; André Borges, Paulão, Lúcio e Bigu; Haroldo (Ricardo Brás), Max, Everton e Diogo; Marcelo Dias (Canindé) e Paulo Rangel (Vasconcelos). Técnico: Miluir Macedo

Santa Cruz 0
Gledson (Jaílton); Marcos Vinícus, Gonçalves, Leandro Biton e Esquerdinha (Neílton); Garrinchinha, Alexandre, Ribinha (Rafael Oliveira) e Juninho; Edmundo e Patrick. Técnico: Fito Neves

Local: Estádio Leonardo Nogueira (Nogueirão), em Mossoró. Árbitro: Arilson Bispo da Anunciação (BA). Assistentes: Luiz Carlos Câmara Bezerra (RN) e José da Silva Sobrinho (RN). Gols: Bigu (P), aos 27min do 1º tempo; Paulo Rangel (pênalti), aos 14min e Marcelo Dias, aos 18min do 2º tempo. Cartões amarelos: Lúcio, Marcelo Dias, Paulo Rangel e Bigu (P); Patrick e Leandro Biton (SC). Público: 2.726. Renda: R$ 14.570.

Minuto a minuto

Primeiro tempo

6 minutos - O atacante Marcelo Dias, do Potiguar, faz boa jogada pela ponta direita e cruza com perigo. O goleiro Gledson sai bem do gol e faz a defesa.

7 minutos - Edmundo recebe lançamento, entra livre na área adversária, mas escorrega na hora do chute e o arremate sai fraco.

12 minutos - Em cobrança de falta pela esquerda, Juninho leva perigo ao gol do Potiguar. Mondragon afasta no susto.

20 minutos - O meia Diogo recebe de Paulo Rangel pela esquerda e penetra na área do Santa Cruz. O chute obriga Gledson a fazer uma bela defesa.

25 minutos - Patrick recebe lançamento de Juninho e avança pela direita. O chute, cruzado, vai para fora.

27 minutos - Gol do Potiguar. Bigu recebe passe na entrada da área. A conclusão, forte, vai no canto direito, sem defesa para Gledson.

32 minutos - Em cobrança de falta frontal, quase da zona intermediária, Juninho quase empata o jogo. Mondragon esticou-se para fazer uma boa defesa.

42 minutos - Alexandre cobra falta pela esquerda. Mondragon defende e, na sobra,Juninho chuta por cima do gol.

46 minutos - Gledson evita o segundo gol, defendendo uma cabeçada de Diogo após cobrança de escanteio do Potiguar.

Segundo tempo

13 minutos - Leandro Biton derruba Marcelo Dias dentro da área do Tricolor. O árbitro marca pênalti.

14 minutos - Gol do Potiguar. Paulo Rangel bate com categoria, no canto direito, à meia altura, e aumenta a vantagem.

18 minutos - Gol do Potiguar. Marcelo Dias recebe lançamento do meio-campista Everton pela direita do ataque do Potiguar, invade a área do adversário e chuta de bico, sem defesa para Gledson.

45 minutos - Juninho fez grande jogada pela esquerda, superando a defesa do Potiguar, e chutou forte. A bola passou perto da trave.

Atuações

Santa Cruz

Gledson - Fez excelentes defesas no primeiro tempo, evitando que o placar fosse ainda mais dilatado. Os gols não saíram por falhas suas. 5

Marcos Vinícus - Era por seu setor que o Potiguar criava suas principais jogadas, especialmente no primeiro tempo. 3,5

Gonçalves - Instável. 4

Leandro Biton - Inseguro como toda a defesa tricolor, ainda teve o papel de fazer o pênalti e ajudar a ampliar a vantagem do adversário. 4

Esquerdinha - Foi o melhor da defesa no primeiro tempo, mas caiu depois do intervalo, quando seu lado se tornou a mina de ouro do Potiguar. 3,5

(Neílton) - Entrou para consertar o lado esquerdo da defesa tricolor. Mas o placar já estava 3 x 0 naquele momento. 5

Garrinchinha - Apático como todo o meio-de-campo tricolor. 4,5

Alexandre Oliveira - No mesmo nível do outro volante do Santa. 4,5

Ribinha - Em alguns momentos, nem parecia que ele estava em campo. Foi substituído no início do segundo tempo. 3

(Rafael Oliveira) - Entrou quando o jogo já estava praticamente definido e nada pôde fazer. 5

Juninho - Estava muito marcado. Mesmo assim, conseguiu criar boas oportunidades para sua equipe, em lançamentos para os atacantes e nas cobranças de falta. 5,5

Edmundo - O veterano atacante conseguiu mostrar sua qualidade em alguns raros momentos. Mas foi muito pouco. 5

Patric - Muita força e vigor físico, mas não é disso que o ataque do Santa Cruz está precisando neste momento. 4

Fito Neves - Sem justificativa, mexeu no setor da equipe que havia sido um destaque contra o Central, na última quarta-feira: o meio-de-campo. A saída de Rafael Oliveira para dar lugar a Ribinha enfraqueceu o futebol dos tricolores, especialmente na criação das jogadas. Quando corrigiu o problema, já estava 2 x 0 e era tarde demais. 4,5

Potiguar

O time preparou-se corretamente para enfrentar o Santa Cruz. Sua marcação deu trabalho aos principais jogadores do time pernambucano, como o meia Juninho e o atacante Edmundo. No ataque, o meia Diogo e o atacante Paulo Rangel mostraram qualidade, levando perigo ao goladversário em vários momentos.

Palavra do professor

A gente não jogou bem também devido ao desgaste provocado pelo jogo de quarta-feira passada. O campo estava pesado naquele dia e tivemos muito pouco tempo para a recuperação. Mas isso não serve como desculpa no futebol. A equipe não entrou ligada na partida. Começamos o jogo com Ribinha porque ele já tinha feito essa função com Edmundo, no futebol paraibano, e Rafael Oliveira é um jogador mais lento que ele.

Fito Neves

Árbitro

O baiano Arilson Bispo da Anunciação acertou ao marcar o pênalti cometido por Leandro Biton em Marcelo Dias. De resto, poucas decisões da arbitragem tiveram grande influência no resultado final da partida. Na parte disciplinar, o jogo foi tranqüilo, e acabou com apenas seis atletas punidos com o cartão amarelo, sendo quatro do Potiguar e dois do Santa Cruz, todos por faltas duras.

"Temos que ter vergonha na cara"

Declaração do volante e capitão Alexandre Oliveira é compartilhada pelos atletas corais sobre atuação do time

Nada de desculpas ou reclamações após o segundo revés sofrido pelos tricolores na Série C. Os jogadores do Santa Cruz assumiram a culpa pelo resultado. Eles mesmos se declararam surpresos com a atuação da equipe diante do time de Mossoró. "Não sei como fizemos um jogo tão bom quarta-feira passada (contra o Central) e hoje (ontem) jogamos desse jeito", questionou-se o meio-campista Alexandre, o mais severo nas auto-críticas feitas pelo elenco coral ontem.

"Temos que ter vergonha na cara e assumir. A culpa foi do time inteiro. Quando perde um, perdem todos. Foi muito pouco o que fizemos contra o Potiguar para uma equipe que pretender chegar longe em uma competição", detonou Alexandre, em uma opinião que encontrou eco em praticamente todo o grupo. "Nossa equipe não mereceu ganhar desta vez. Entramos apáticos desde o começo da partida", observou o lateral-direito Marcus Vinícius.

Agora, o Santa terá uma semana para consertar os erros apresentados ontem e tentar a volta para zona de classificação para a segunda fase da Terceirona. O próximo adversário, domingo que vem, é o próprio Potiguar, mas desta vez no Arruda, onde o time já mostrou que tem outra postura, mais vibrante e competitivo. Os dois estão na briga direta pela segunda colocação no grupo cinco. O Santa tem três pontos e os potiguares, agora, quatro.

Em seguida, o Santa vai a Caruaru, enfrentar o Central, e encerra sua participação na primeira etapa da competição contra o líder Campinense, novamente no Arruda. Apenas os dois primeiros colocados do grupo conseguem a classificação para a segunda fase e continuam sonhando com o acesso à Série B. "Precisamos agora levantar a cabeça, esquecer esse resultado e tentar a vitória de qualquer jeito no próximo domingo, novamente contra o Potiguar", disse o volante Garrinchinha.

Nenhum comentário: