quarta-feira, 30 de julho de 2008

Ex-xerife do Sport agora é do Santa


Diretoria coral acertou ontem a contratação do zagueiro Sandro, que está com 35 anos e foi revelado para o futebol pelo Leão, no início da década de 90. Defensor já treina no tricolor

O Santa Cruz fechou ontem à tarde a fase de contratações para a segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro com a confirmação do zagueiro Sandro. O defensor, de 35 anos, assinou acordo com os corais até 30 de novembro e iniciou os trabalhos no Arruda logo depois. Ele é o segundo jogador mais experiente do atual elenco. O mais velho continua sendo o atacante Edmundo, com 37 anos.

Sandro Barbosa Carneiro Cunha, de 1,80 m e 80 kg, foi revelado para o futebol profissional pelo Sport no começo dos anos 90. Na primeira passagem pela Ilha do Retiro, vestiu a camisa rubro-negra durante quatro temporadas. Em 2005, voltou para ser o capitão do time no ano do centenário leonino. Passou também por Santos, Botafogo, Belenenses, de Portugal, Vitória-BA e Treze-PB. Atualmente, está há quatro meses sem disputar uma partida oficial.

É justamente a experiência no Vitória que Sandro pretende transferir para o Santa Cruz. O defensor caiu com o elenco do rubro-negro baiano para a Série C, mas, nas duas temporadas seguintes, participou das campanhas de ascensão para as Séries B e A, respectivamente. Com as mudanças no comando técnico, não foi aproveitado para a Primeira Divisão deste ano. “Tive um excelente desempenho por lá. Tanto que deixei as portas abertas”, garantiu o defensor.

Embora tenha começado a trabalhar com o restante do elenco ontem à tarde, o defensor acredita que não terá condições físicas de atuar já no próximo domingo, no Arruda, contra o Salgueiro, pela estréia do Grupo 19 da Terceira Divisão. Acha que ficará à disposição do técnico Bagé para a rodada seguinte, próxima quarta-feira, contra o Campinense, em Campina Grande, no Estádio Amigão. “Me cuidei em casa, mas preciso desse tempo para ficar melhor”, declarou o novo reforço coral.

Quanto aos questionamentos relativos à idade, Sandro não se esquiva. “O que importa no final das contas é do pescoço para baixo. A cara realmente está um pouco estragada. Mas ainda mantenho um físico bom para a prática do futebol e sempre me cuidei para isso. Ao contrário dos críticos, fico realmente realizado em chegar aos 35 anos no nível em que me encontro. Se fizer aqui metade do que já consegui em outros clubes grandes, já será excelente.”

Além das ascensões com o Vitória, ele também esteve presente com o Botafogo no vice-campeonato da Série B de 2003, voltando com o clube carioca para a elite do futebol nacional. “Sei que também posso ajudar demais fora de campo, com a minha experiência. Mas esse não é o meu objetivo. Caso contrário, seria psicólogo, e não um jogador. Quanto a ser titular, primeiro é preciso respeitar quem já está trabalhando aqui há mais tempo. Tenho que merecer essa condição provando minha capacidade durante os treinamentos.”

Os corais só voltam a investir se o time conquistar a vaga para a terceira fase da competição, mantendo-se vivo para chegar à Série B e, pelo menos, já garantido na próxima edição da Série C. “Já dá para montar um bom time”, avaliou o diretor Jomar Rocha.

Regularização de reforços sai até sexta-feira

Dos cinco reforços anunciados pela diretoria do Santa Cruz para a segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro, três já treinam no Arruda com o elenco. Além de Sandro, também estão trabalhando o volante Vágner Rosa, emprestado pelo Porto, e o lateral-esquerdo Camilo, que estava no Sousa-PB. O supervisor do clube, Flávio Lira, garante que eles serão regularizados para enfrentar o Salgueiro, próximo domingo, no Arruda, pela estréia do Grupo 19.

O caso urgente é o do lateral-esquerdo Camilo. Marcos Vinícius, lateral-direito que vinha atuando improvisado na lateral esquerda, levou o terceiro cartão amarelo e está suspenso. Neílton, especialista na posição, não vem aproveitando as oportunidades. “Camilo chegou por aqui na noite da última segunda-feira e já trouxe toda a documentação. Pode estar apto amanhã (hoje)”, declarou Lira.

A situação do meia Jefferson e do atacante Juliano é diferente. Os jogadores ainda vão se apresentar à comissão técnica. “Só vamos saber as condições de documentos desses atletas quando eles chegarem ao Recife. No momento, não dá para prever um prazo para a regularização dos dois”, afirmou Flávio Lira. O meio-campista foi contratado junto ao São José-RS. Já o último clube do atacante foi o CRB-AL. Ambos foram indicados pelo treinador Ronaldo Bagé.

Nenhum comentário: