quarta-feira, 27 de agosto de 2008

O fio de esperança tricolor

Sérgio Bernardo/Arquivo Folha



Clube vai entrar na Justiça Desportiva hoje para o Campinense perder os pontos
O advogado Eduardo Lopes ressalta que não pretende criar falsas esperanças no torcedor coral
GUSTAVO LUCCHESI
Agonizando no fundo de um poço, um senhor de 94 anos tenta se apegar a qualquer fio de esperança que surge como uma possível, mesmo que mínima, chance de salvação. Sangrando bastante, devido a gravíssimos ferimentos causados por pessoas que lhe juraram amor e apoio incondicional, o velho homem, apesar de já demonstrar sinais de desistência, promete lutar até o fim para conseguir sobreviver e viver ainda por muitos anos.

Com as devidas proporções dramáticas do parágrafo acima, essa história não comoveria tanto caso fosse explicado que esse senhor é o Santa Cruz Futebol Clube, o poço é o cenário do futebol nacional, e as pessoas que lhe juraram amor são os seus ex-dirigentes. A parte boa desta saga é que esse fio de esperança ganhará vida hoje.

Eliminado do Brasileirão da Série C 2008, o Departamento Jurídico do Mais Querido começa a estudar algumas maneiras de conseguir evitar o terceiro rebaixamento seguido do clube. Tendo recebido uma denúncia de uma pessoa ligada ao futebol paraibano, o Tricolor tenta eliminar o Campinense/PB da briga por uma das quatro vagas destinadas aos quatro melhores clubes colocados, fora os 16 classificados, que se credenciam a permanecer na Terceirona do ano que vem, evitando a queda para a Quarta Divisão.

A alegação é que a Raposa do Nordeste teria utilizado o atacante Marcos Fabiani de Lima Silva, mais conhecido como Marquinhos Marabá, de forma irregular no empate em 1x1, em jogo realizado no último domingo, que resultou na eliminação coral da disputa. Segundo o advogado do Mais Querido, Eduardo Lopes, o atleta realizou mais transferências interestaduais que o permitido pela CBF por ano, e estava atuando por conta de uma liminar. Porém, ainda de acordo com Lopes, o documento havia sido derrubado no dia 12 de agosto.

O atleta até recorreu de imediato, mas a decisão de que poderia voltar aos gramados ainda não foi dada. “Enviei toda a documentação para Osvaldo Cestario (advogado da FBA), e ele irá entrar com toda a papelada amanhã (hoje), junto à CBF e ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Não há chances de nós ganharmos os pontos, mas com o Campinense perdendo os seis pontos devidos, é menos um adversário para não cairmos. Não quero criar falsas esperanças, mas vamos lutar”, declarou Eduardo.

ICASA

Mesmo precisando de apenas um empate contra o Campinense, na última rodada, para passar à próxima fase da Série C, o Icasa também vai tentar tirar pontos do adversário. Segundo o diretor de futebol do time cearense, Cléber Lavor, o clube vai enviar um ofício amanhã à CBF. “Vamos fazer uma representação, porque o Marquinhos Marabá vinha jogando com uma liminar, só que essa liminar foi cassada no dia 12 de agosto, e, mesmo assim, o atleta continuou jogando”, explicou. Caso o Campinense perdesse os três pontos, o Icasa garantiria uma vaga entre os 16 melhores da competição, mesmo perdendo para o time paraibano.

A vassourada vai passar pelo Arruda

Marcos Pastich/Arquivo Folha


Atacante Edmundo será um dos jogadores dispensados do Santa Cruz hoje
Gustavo Lucchesi
Já sabendo que o seu calendário 2008 de atividades profissionais será encerrado daqui a dez dias, o atual presidente do Santa Cruz, Édson Nogueira, o Edinho, irá anunciar hoje, em coletiva programada para as 16h, no auditório do clube, algumas medidas que serão tomadas antes do término do seu mandato. Além do anúncio oficial da demissão de Ronaldo Bagé do cargo de treinador do Mais Querido, mais dois assuntos prometem balançar as Repúblicas Independentes do Arruda.

Uma delas, e a mais surpreendente, é uma lista de dispensas que será anunciada antes mesmo da partida final, contra o Salgueiro, fora de casa, na despedida coral da Série C. Apesar dos dirigentes corais preferirem se esquivar do assunto e não confirmar nada, os laterais Bruno Costa, Marcos Vinícius e Rafael Mineiro, o volante Reinaldo, o meia Juninho e os atacantes Edmundo e Cléo serão desligados da Cobra Coral hoje, com alguns sendo devolvidos aos clubes detentores dos seus direitos federativos, e outros por possuírem o salário elevado.

O outro anúncio será a já esperada antecipação das eleições para o novo nome que irá assumir a cadeira de Edinho no cargo de presidente executivo. Segundo informações passadas por pessoas ligadas ao Tricolor, o novo pleito será marcado para a segunda quinzena de outubro, devendo acontecer no dia 15 do mesmo mês. A intenção é dar tempo para o novo mandatário coral organizar o clube, já que de acordo com o estatuto, o escolhido na eleição só poderia tomar posse no dia 2 de janeiro de 2009.

ADIADA

A reapresentação do elenco coral, que estava marcada para acontecer hoje, foi adiada para amanhã à tarde, no Arruda. O time será comandando pelo preparador físico Charles Muniz, no despedida da Série C.

Campinense assegura que o jogador está regularizado

filipe assis

No que depender da confiança do Campinense, torcedores de Santa Cruz e de Icasa podem perder as esperanças. Segundo o clube paraibano, Marquinhos Marabá está regularizado, e esse episódio não passa de um boato sem fundamento. O caso já havia sido motivo de polêmica no final da primeira fase, quando o Potiguar ameaçou ir à Justiça, mas desistiu, por falta de dinheiro. Para a diretoria, não existe possibilidade de uma possível punição.

O presidente do Campinense, Saulo Minah, afirmou que essa especulação surgiu de comentários de “terceiros” ligados ao Treze, grande rival estadual do Campinense, e que não passou da primeira fase da Terceira Divisão. Entretanto, a acusação não faz sentido. “Marcus Fabiani, que é o nome de Marquinhos Marabá, está inscrito no BID. É muito simples. Se existisse algum problema, a CBF não iria dar condições de jogo”, disse.

Saulo Minah lamentou que esse questionamento sobre a regularização de Marquinhos Marabá tenha tomado essas proporções. “Eu sinto muito que um time da grandeza do Santa Cruz não tenha mais chance de nada. Entretanto, essa questão de tapetão não existe, não vai levar a nada. Nós confiamos muito no nosso departamento jurídico e não temos medo”, completou.

Por fim, o dirigente criticou a posição do Icasa, pelo fato de o time cearense estar tentando tirar pontos do Campinense, apesar de não ter sido eliminado da disputa. “Um time que tem dois pontos a mais do que nós (8 contra 6 pontos), e vai jogar conosco, está pensando nisso? estão assumindo uma posição de derrotados”.

Nenhum comentário: