quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Ronaldo Bagé encabeça lista de demissões


Depois de se isentar de culpa por maus resultados do tricolor na Série C, a situação do treinador ficou insustentável

Depois da eliminação da Série C do Campeonato Brasileiro no último domingo, com o empate por 1x1 com o Campinense-PB, no Arruda, o presidente Édson Nogueira vai se pronunciar oficialmente pela primeira vez esta tarde e entre outras coisas deve anunciar a saída do técnico Ronaldo Bagé, contratado em 15 de julho para substituir Fito Neves. É provável que uma série de jogadores também deixem o Arruda hoje. O encontro está marcado para as 16h, na sala da presidência.

O último jogo na gestão Édson Nogueira será no dia 6 de setembro, sábado da próxima semana, contra o Salgueiro, no Estádio Cornélio de Barros, no Sertão pernambucano, pela rodada final do Grupo 19 da segunda fase da competição. Com uma vitória, os corais ainda têm chance mínima de permanecer para a próxima edição da Terceirona. Caso contrário, precisarão garantir via Série A1 do Campeonato Pernambucano de 2009 uma das duas vagas do Estado à recém-criada Série D.

A possível demissão de Bagé vem muito depois do que se esperava. Parte da diretoria queria a cabeça do treinador após a derrota por 1x0 para Icasa-CE no Arruda, pela terceira rodada, quando os corais estavam a dois pontos do segundo colocado e com plenas possibilidades de classificação. Na ocasião, o próprio Edinho chamou a responsabilidade da decisão para si e manteve o treinador no cargo. Os tricolores voltaram a perder para os cearenses, fora, e empataram com o Campinense-PB, em casa.

A insatisfação chegou à beira do insustentável logo após a eliminação. Na sala de entrevistas, Bagé disse que praticamente não tinha culpa pelos maus resultados do time. Com o argumento de que não havia montado o grupo, uma afirmação verdadeira, isentou-se de responsabilidade no retrospecto do Santa sob o seu comando. Foram ao todo oito partidas, a partir da quarta rodada da primeira fase. O histórico tricolor nesse período é de apenas uma vitória, cinco empates e duas derrotas.

Antes de desembarcar no Arruda, Bagé teve passagem por vários clubes pequenos do Brasil, além de ter trabalhado no Grêmio e Internacional. Este ano, levou o Salgueiro no Estadual a uma das três vagas destinadas a Pernambucano para disputar a Série C. Depois, foi chamado pelo Icasa-CE para montar o grupo e permaneceu por lá nas três primeiras rodadas da competição. Convidado pelo Santa, deixou Juazeiro do Norte com a classificação encaminhada.

A relação com a torcida coral nunca foi das melhores. Embora tenha vencido o primeiro confronto, já recebeu as primeiras críticas na segunda partida, quando empatou com o Central por 0x0, no Estádio Luiz Inácio, em Caruaru, pela quinta rodada do Grupo 5, e manteve o time bem posicionado para conquistar a classificação. No Arruda, escutou sistematicamente os gritos de: “Burro, burro!”.

Aberta temporada de “secação”

Da Redação, com agências

Eliminado da Série C do Campeonato Brasileiro, o Santa Cruz inicia hoje o exercício de “secação” para ver se consegue permanecer na divisão para a próxima temporada. Como há vários grupos atrasados em relação às datas originais da competição devido a imbróglios judiciais, somente quatro jogos movimentam a rodada esta noite.

Somente os Grupos 18 e 19 – este último onde se encontra o Santa Cruz – estão na quinta rodada. Portanto hoje, o próximo domingo e quarta-feira são os dias para os corais ficarem de olho nos adversários e torcerem por combinações. Precisam terminar a etapa com uma das quatro melhores campanhas entre os 16 eliminados.

No Grupo 20, ASA-AL e Itabuna-BA jogam em casa pela quarta rodada, quando tentam a revanche contra Vitória da Conquista-BA e Confiança-SE, respectivamente. Na última rodada, o ASA foi derrotado pelo Vitória, enquanto o Confiança bateu o Itabuna. É bom que haja vencedor nos dois jogos. Todos estão com quatro pontos.

O equilíbrio também existe no Grupo 24. Líder com quatro pontos em dois jogos, o Marcílio Dias-SC tenta vencer o Caxias-RS, que é o segundo colocado, com três pontos. Também com três pontos, o Brasil-RS recebe o lanterna Toledo, ainda sem vitórias e com apenas um ponto. É importante Marcílio Dias e Brasil dispararem.

REAPRESENTAÇÃO

O grupo de jogadores profissionais do Santa Cruz volta a trabalhar somente amanhã. Vão iniciar a preparação para cumprir a última rodada da competição e tentar a difícil missão de vencer o Salgueiro na casa do adversário. O zagueiro Sandro, com um estiramento na coxa direita, está vetado pelo departamento médico.

Sem Bagé, o preparador físico Charles Muniz volta a assumir a equipe depois de praticamente um ano. Ele estava no cargo no final da Série A1 do Campeonato Pernambucano do ano passado, quando levou o time à vitória por 1x0 sobre o já campeão Sport, e em boa parte da Série B do Campeonato Brasileiro.

Ricardo de Paula aparece e prega união

Ricardo de Paula, engenheiro e presidente da Comissão Patrimonial do Santa Cruz durante o biênio 2005/2006, apareceu ontem na mídia com o discurso de união. Senão de consenso em torno de um só nome, que poderia ser o dele mesmo, pelo menos alguém que “seduza” a maioria das lideranças tricolores e estabeleça condições mínimas de manobra para o próximo período administrativo sem que sofra resistência sistemática, algo comum pelo menos nas últimas três gestões.

O ex-dirigente tricolor, que atualmente está afastado do clube, já havia surgido como uma opção em novembro de 2006. Mas como não aceitava bater chapa com nenhum outro candidato e levava consigo a marca da administração Romero Jatobá Filho, retirou uma possível candidatura quando os grupos de oposição insistiram em lançar um candidato próprio. O escolhido pelos oposicionistas foi justamente Édson Nogueira. A situação depositou as fichas em Alberto Lisboa.

De saída, portanto, ele já conta com o apoio do próprio Romerito Jatobá para assumir o clube. Ainda ontem, Fred Arruda, vice-presidente licenciado e outro nome em potencial para o cargo, também declinou-se favoravelmente a Ricardo de Paula. “Não sei se essa pessoa seria eu. Mas, sem dúvida, precisamos de alguém que reúna a maioria dos tricolores em torno do interesse maior. No Santa, não há espaço para projetos pessoais”, declarou Ricardo de Paula, em entrevista à Rádio JC/CBN.

As conversas e negociações em torno do assunto, porém, ainda estão no início. Alberto Lisboa, Felipe Rêgo Barros e o ex-jogador e ídolo da torcida Ramón são outros que podem oficializar candidatura futuramente, quando o processo for de fato aberto. A princípio, as eleições estão marcadas para 12 de dezembro. Mas, com o fiasco do time na temporada, é provável que o presidente executivo, Édson Nogueira, anuncie hoje a antecipação do pleito para o dia 15 do próximo mês.

De acordo com o renovado estatuto coral, que passou a vigorar no início do ano, a Assembléia Geral só pode se reunir caso o encontro e os motivos para a sua realização sejam divulgados em um jornal de grande circulação da cidade com 45, 30 e 20 dias de antecedência para a data prevista. Ou seja, se o primeiro edital fosse publicado hoje, as eleições só poderiam ocorrer a partir de 10 de outubro. Edinho tem direito a tentar a reeleição.

Nenhum comentário: