sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Santa já tem o quarto candidato


Até ontem à noite, os candidatos em potencial para assumir o posto de presidente do Executivo do Santa Cruz para o próximo biênio estavam apenas “jogando” o nome na mídia, no campo da especulação. O atual vice-presidente licenciado do clube, Fred Arruda, entretanto, resolveu colocar de vez a campanha na rua e lançou oficialmente a sua candidatura. O evento ocorreu na sede do Sindesp, no bairro da Boa Vista, região central do Recife.

A chapa encabeçada por Fred Arruda conta com Geraldo Lima para a vice do Executivo, Gerino Xavier para a presidência do Conselho Deliberativo e Sérgio Murilo para a vice do Deliberativo. A candidatura, denominada Aliança Coral, recebe o apoio de oposicionistas. “Somos o primeiro a lançar candidatura oficialmente. Mas, na minha concepção, já há três nomes verdadeiramente lançados”, declarou o vice licenciado.

Fred Arruda se refere aos conhecidos Fernando Veloso, Romero Jatobá Filho e ao novato Felipe Rego Barros. Ricardo de Paula, Alberto Lisboa, o ex-jogador Ramón e Antônio Luiz Neto também podem aparecer futuramente para ingressar no processo. “Apesar de termos formado a chapa, estamos de olho no movimento de outros grupos de oposição. Não retaliamos ninguém. Estamos dispostos a conversar com todo mundo. Basta que respeitem os nossos conceitos.”

A princípio, Fred Arruda não pretendia lançar seu nome à presidência do Executivo. Antes do início da Série C do Campeonato Brasileiro, quando lutava ao lado de Fernando Veloso na Justiça para tentar destituir Édson Nogueira, ele cogitava no máximo concorrer a um cargo no Deliberativo. Argumentava que as suas atividades profissionais o impediam de exercer por inteiro a função no Executivo.

As movimentações políticas se intensificaram esta semana, justamente após a eliminação da equipe na Terceirona, mas ainda não há uma data certa para as eleições. O pleito iria ocorrer no dia 12 de dezembro. Como o clube ficará parado pelo resto do ano, Edinho convocou entrevista coletiva para se despedir e anunciar que havia adiantado o processo sucessório para a segunda quinzena do próximo mês.

Na quinta-feira, o Conselho Deliberativo vai se reunir para determinar o dia correto. O órgão, entretanto, deve encontrar resistência. José Neves Filho, ex-presidente do clube e atual mandatário da Futebol Brasil Associados (FBA), acusa o Santa Cruz de não cumprir os prazos determinados no estatuto coral, que entrou em vigor desde o começo do ano.

Santa confima mais nove dispensas

A diretoria do Santa Cruz confirmou ontem à tarde as dispensas em massa do Arruda. Mas, diferentemente do que foi anunciado, saíram nove jogadores e não 11. O ato já estava programado, uma vez que o clube não tem mais perspectiva de receita para esta temporada, sobretudo depois da eliminação na Série C do Campeonato Brasileiro, domingo passado, em casa, por conta do empate por 1x1 com o Campinense-PB, pela penúltima rodada do Grupo 19 da segunda fase.

Os corais só não se desfizeram de mais atletas porque ainda precisam cumprir a última rodada da competição, dia 6 de setembro, contra o Salgueiro, no Estádio Cornélio de Barros, no Sertão Pernambucano. Mesmo que remota, os corais ainda se agarram à chance de permanecer na Terceirona da próxima temporada. Como a chave do tricolor está adiantada, precisarão “secar” vários adversários nos próximos domingo e quarta-feira.

Dos dispensados pelos dirigentes (ver quadro ao lado), somente o meia Juninho não foi comunicado. O armador, um dos poucos jogadores que agradaram à torcida e tem os direitos federativos vinculados ao Porto, não apareceu na reapresentação que estava marcada para a manhã de ontem. Também não enviou qualquer tipo de justificativas para o clube. Agora o elenco de profissionais tricolor está limitado em 24 opções, em sua maioria jogadores formados nas categorias de base.

Atualmente o Santa Cruz ocupa a lanterna do Grupo 19, com três pontos somados em três empates. Perdeu os outros dois jogos. No momento, estão sendo disputados oito quadrangulares. Somente os dois primeiros de cada chave seguem vivos na competição. As outras 16 equipes estão automaticamente eliminadas. Mas os quatro melhores entre os piores ainda ganham de presente de consolação o direito de permanecer na Série C para a próxima temporada.

Os outros 12 eliminados terão de brigar em seus respectivos Estaduais pelo direito de disputar a primeira edição da Série D, nova divisão nacional criada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no começo deste ano. Mais 31 equipes já haviam sido desclassificadas nos primeiros quadrangulares, ficando no meio do caminho e atuando apenas por um mês. Os corais permanecerão em atividade no Brasileiro por dois meses. No Estadual, foram três meses.

Mesmo com jogos adiantados, o Santa Cruz tem no momento a 12ª campanha entre as equipes que estariam eliminadas caso a fase já tivesse terminado. Somente Luverdense-MT, Holanda-AM, Ituano-SP e Toledo-PR vivem situação pior na classificação de suas respectivas chaves. Os Grupos 18 e 19 completaram a quinta e penúltima rodada. Os Quadrangulares 17, 20, 21, 22 e 23 passaram da quarta rodada. O 24 teve apenas três giros realizados.

Até agora, somente Rio Branco-AC, Paysandu-PA e Atlético-GO garantiram presença na terceira fase. O Salgueiro se classifica com um empate. Iria a nove pontos e não poderia ser mais ultrapassado por dois adversários.

Nenhum comentário: