terça-feira, 27 de maio de 2008

Thiago Capixaba ou Fabinho Santos?

Marcos Pastich/Arquivo Folha



Ex-atacante do Santa Cruz teria jogado no Guarani, em 2006, com um outro nome
Thiago no dia da sua apresentação no Santa Cruz.
GUSTAVO LUCCHESI

Último candidato a ídolo coral, após ter marcado oito gols em apenas seis jogos no Estadual 2008, o atacante Thiago dos Santos Cunha, conhecido, apenas no Recife, como Thiago Capixaba, pode ter jogado no Guarani/SP, e até mesmo em outros clubes, utilizando a identidade de Fábio dos Santos Cunha, ou Fabinho, como ficou conhecido na imprensa campineira.

Investigando sobre a carreira do atleta, a Folha de Pernambuco descobriu uma matéria veiculada no jornal Correio Popular, de Campinas, no dia 13/12/2005, no qual a reportagem, que incluía uma foto do jogador (publicada à direita), o identificava como Fabinho, "atacante rápido e canhoto", na época com 18 anos, surgindo como aposta do clube.

Nos registros de atletas da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), constam os nomes de Fábio dos Santos Cunha, nascido em Volta Redonda/RJ, no dia 25/03/1987 (21 anos atualmente), e de Thiago dos Santos Cunha, nascido no Rio de Janeiro/RJ, no dia 25/04/1985 (23 anos atualmente). Detalhe: ao contrário da CBF, o site oficial do Tricolor informa que Thiago nasceu em Volta Redonda/RJ, cidade natal de Fábio.

Quando chegou ao Arruda, no início de março deste ano, o atleta sempre incluía o Guarani em seu currículo, porém, segundo os documentos da CBF, Thiago dos Santos Cunha jamais atuou pela equipe paulista, assim como as fichas do jogos da época em que afirma ter passado por Campinas, não citar nenhum Thiago, muito menos Capixaba, porém, com Fabinho presente em diversas partidas, com as súmulas incluindo a assinatura dele.

Um fato que chama a atenção é que, segundo os documentos da CBF, Fábio atuou apenas pelo Guarani em sua carreira, onde assinou contrato profissional no dia 01/01/2006 - e que estaria em vigor até o final de 2008 -, após virar o centro das atenções da imprensa local no final de 2005. Com isso, assim como não existe registro de nenhum Fábio dos Santos Cunha veiculado ao Guarani atualmente, não há notícias desse Fabinho no futebol desde o dia 27/10/2006, quando fez seu último jogo com a camisa da equipe campineira.

O mais intrigante é que logo após o "sumiço" de Fabinho, os registros de retorno de atletas do exterior apontam a volta de Thiago dos Santos Cunha, vindo do Spartacus/HUN, apesar de, curiosamente, não haver nenhum documento de saída do atleta do País. No dia 04/04/2007, ele assinou com o Taquaritinga/SP, e, dois meses depois, fechou contrato com o Araçatuba/SP, no dia 21/06. Em 07/01/2008, ele se transferiu para o Queimadense/PB, onde se destacou no Estadual, transferindo-se para a Cobra Coral em março.

A Folha também entrou em contato com um ex-empresário do atleta, que o levou até o Guarani. Ao ser questionado sobre o paradeiro de Fabinho, ele afirmou "Pelo que sei ele está no Santa Cruz", porém, ao ser informado que quem estava no Tricolor era Thiago, ele titubeou e fugiu do assunto. "Aí não sei, posso tentar entrar em contato com o pai dele. Me ligue amanhã (hoje)". A reportagem tentou falar com Thiago, mas todos os seus celulares estavam incomunicáveis.

Movimentação

Apesar da tentativa do ex-presidente coral, José Neves, de criar um departamento de futebol autônomo, o presidente coral, Édson Nogueira, não aceitou a proposta. Segundo Nogueira, o grupo só seria aceito se fosse independente financeiramente. Edinho também afastou o médico Wilton Bezerra e o gerente de futebol, Flávio Lira, por conta do W.O, sofrido no fim de semana, pela Copa PE. Em relação ao elenco, o meia Jorge Henrique, que chegou a se apresentar, decidiu deixar o clube.

Um comentário:

Anônimo disse...

é um bando de jornalista irracional mesmo o thiago tava metendo gol no santinha eles levantaram esse questionamento o cara nao jogou mais nao ajudou o santa e agora assina pelo palmeiras e vai jogar assim mesmo, ele nao poderia estar no santa ajudando a equipe ao lado de edmundo. bando de jornalista babaca