quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Chapão


Fernando Bezerra Coelho é colocado como nome de consenso para presidir o Santa no próximo biênio José Gustavo // Diario
Jose.gustavo@diariodepernambuco.com.br

O que parecia improvável no turbulento processo eleitoral do Santa Cruz vai acontecer nos próximos dias: a união dos grupos políticos em prol de uma candidatura única. E não será em torno do nome de Antônio Luiz Neto, que lançou sua candidatura, ontem à tarde, com Romerito Jatobá. Pelo contrário. Essa chapa implodiu menos de seis horas depois de composta. Em um trabalho de formiguinha, muito bem feito por algumas lideranças tricolores, no início da noite, foi confirmado o nome de Fernando Bezerra Coelho, atual secretário de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado, como candidato único à presidência executiva do Santa Cruz Futebol Clube.

Em uma reunião na casa do ex-vice-presidente Tonico Araújo, Bezerra Coelho, recebeu o aval de um amplo grupo - formado por mais de dez pessoas - representando a esmagadora maioria dos grupos políticos que compõem o Tricolor. Estavam nesta reunião, inclusive, José Neves Filho e Ricardo de Paula, que representaram a chapa de Antônio Luiz Neto e Romerito Jatobá.

Como Fred Arruda e Fernando Veloso estão viajando, Roberto Freire representou Fred e também Felipe Rêgo. Tonico Araújo falou por Veloso. Além deles, João Braga deu o aval da atual gestão esclarecendo, inclusive, que o presidente Edson Nogueira abrirá o clube e concederá apoio irrestrito. Alguns outros tricolores independentes também se fizeram presente.

Nos próximos dias, os trabalhos de costura continuam para compor o restante da chapa, que deve ser bastante ampla. Comenta-se que Fred Arruda, do grupo Aliança Coral, tem tudo para assumir a vice-executiva. Fernando Veloso, do Ninho das Cobras, ficaria com a presidência do Conselho. A Comissão Patrimonial ainda continua aberta.

Conselho - Hoje, às 19h30, acontece a tão esperada reunião do Conselho Deliberativo, que deve homologar 30 de setembro como a data para a realização do pleito coral.

Articulação sem alarde

Foi um trabalho realizado sem alarde, minucioso e bem articulado. O nome de Fernando Bezerra Coelho chega com muita força e, praticamente, sem ser questionado por nenhuma liderança do clube. Um nome que conseguiu agregar todos os tricolores em prol do soerguimento do Santa Cruz. Um novo horizonte. Em uma rápida e exclusiva conversa com o Diario, o agora candidato único não conseguiu esconder o sorriso.

"Foi uma convocação. Me pegou até de surpresa, mas alguns amigos começaram a cogitar e como foi para unir o clube eu resolvi aceitar", afirmou dizendo que precisa ainda consultar o governador Eduardo Campos, que não deve colocar obstáculos. "Precisamos traçar novos caminhos para o clube. O momento é difícil e precisamos de todos os tricolores juntos", completou.

Um dos principais articuladores do nome de Fernando Bezerra Coelho foi o ex-vice-presidente tricolor, Tonico Araújo. "Esta é uma prova que o Santa Cruz é muito grande e forte e que não tem mais espaço para divergências. Todos os candidatos e seus representantes retiraram os nomes em prol de uma união no clube. Vamos caminhar todos juntos para trilhar novos dias de glorias", disse antes de completar: "Bezerra coelho, inclusive, foi um dos responsáveis pela recuperação do anel superior do Arruda", completou.

A queda anunciada

Aconteceu como em uma eutanásia. Somente a frieza da matemática ainda mantinha viva a esperança tricolor de permanecer na Série C do próximo ano. Não mais. Ontem à noite, os números condenaram o Santa Cruz ao seu mais profundo abismo. A vitória do Caxias sobre o Brasil por 5 x 1, ontem, em Caxias do Sul, empurrou o clube pernambucano para uma queda de conseqüências desconhecidas. Atualmente, o Mais Querido está excluído da disputa do Brasileiro.

Para participar da competição na próxima temporada, o Santa Cruz vai precisar assegurar a sua vaga com um bom desempenho no Estadual. A vaga na inédita Série D não está garantida. É necessário conquistá-la. Condição preocupante. Os dois lugares reservados a Pernambuco serão destinados aos times de melhor colocação no Estadual, excluindo as equipes participantes das três primeiras divisões nacionais - leia-se Náutico, Sport e Salgueiro.

Nenhum comentário: