segunda-feira, 30 de junho de 2008

Série C mandará 43 ao novo inferno do Nacional

Durante os próximos sete dias, o JC publica matérias de aquecimento para a Série C, a primeira do Santa Cruz em 94 anos de fundação. Pernambuco ainda conta na competição, com início dia 6 de julho, com Central, Petrolina e Salgueiro. Jamais o Estado teve tantos representantes no torneio de pouca visibilidade, muitos times desconhecido e recursos financeiros escassos.

A grande novidade da 17ª edição da Série C do Campeonato Brasileiro é o rebaixamento. Por causa da criação da Série D por parte da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) – competição que começará a ser disputada em 2009 – 43 dos 63 clubes integrantes da Terceira Divisão atual serão rebaixados.

A intenção da entidade é repetir a fórmula de pontos corridos adotada pelas Séries A e B. Em 2009, somente as 16 melhores campanhas entre os times que não conquistarem acesso este ano estarão garantidos na Série C. Estas equipes se juntarão aos quatro rebaixados da Segunda Divisão.

Assim como nas temporadas recentes, os participantes serão divididos em grupos de quatro na primeira fase. Com a impossibilidade da Federação Rondoniense de confirmar um dos seus dois representantes, o Grupo 1 é o único que contará com três times: Luverdense-MT, Rio Branco-AC e Fast-AM.

De 6 de julho a 27 do mesmo mês, as equipes se enfrentarão em turno e returno dentro das próprias chaves. Ao término das seis rodadas, os dois melhores de cada grupo seguem em frente. Ou seja, 31 participantes ficam já ao término da primeira fase e estarão automaticamente rebaixados.

Os 32 sobreviventes serão reorganizados em outros oito quadrangulares. Novamente, os dois primeiros de cada chave passam. Mais 16 equipes serão eliminadas. A diferença é que, nesta etapa, aqueles que obtiverem as quatro melhores campanhas entre os eliminados pelo menos garantem permanência.

Ainda brigando mas, na pior das hipóteses, já com vaga assegurada na Série C, os 16 classificados para a terceira fase formarão mais quatro grupos, enfrentando-se em turno e returno. A quarta e última fase será um octogonal. Os quatro melhores da competição estarão na Série B da próxima temporada.

O Santa foi sorteado para o Grupo 5, ao lado do paraibano Campinense, do Potiguar de Mossoró e do pernambucano Central. A estréia será no próximo domingo, contra o Campinense, no Amigão. O reencontro com a torcida após o Estadual, que terminou no dia 23 de abril, será três dias depois, contra os centralinos.

Mais dois times de Pernambuco participam da competição. No Grupo 6, o Salgueiro disputa contra o Santa Cruz-RN, o Icasa-CE e o Treze-PB. A estréia será contra o Treze, no Cornélio de Barros, em Salgueiro. No Grupo 7, o Petrolina disputa com Confiança-SE, Atlético-BA e ASA-AL, este o primeiro adversário, fora de casa.

Começa a decisão da Copa PE

Embora contra a vontade do técnico Fito Neves, o Santa Cruz inicia a final da Copa Pernambuco diante do Atlético Pernambucano, a partir das 15h de hoje, em Carpina, com os seus jogadores principais. O comandante gostaria de só treinar durante a semana que antecede a estréia na Série C, mas o clube cedeu à pressão da Federação Pernambucana de Futebol (FPF).

A segunda e decisiva partida está marcada para a tarde da próxima quarta-feira, no Arruda. Durante as duas fases anteriores, o Santa Cruz alternou jogos utilizando os titulares e uma mescla com reservas e integrantes dos juniores. “O ideal seria ter a semana livre para trabalhar. Já que vamos jogar, precisamos entrar com espírito de final para vencer”, disse Fito Neves.

Como o Santa Cruz marcou apenas um amistoso de preparação contra uma equipe profissional, a decisão da Copa Pernambuco é a última oportunidade que o treinador terá de ver os jogadores em ação. Na quinta-feira passada, o time empatou por 3x3 com o CSP-PB, da segunda divisão da Paraíba.

Desde a última partida na Série A1 do Campeonato Pernambucano até a estréia na Terceira Divisão serão dois meses e meio de intervalo. Mas, por causa da crise financeira, os dirigentes ainda não fecharam o elenco. Fito cobra pelo menos um goleiro, dois meias e um atacante.

Nenhum comentário: