sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Bezerra Coelho evita falar em candidatura


O surgimento do nome do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho, como possível candidato de consenso à presidência do Santa Cruz para o biênio 2009/10 repercutiu bastante entre todos os grupos políticos envolvidos no pleito. Ontem, acompanhando a comitiva do presidente Luís Inácio Lula da Silva, em Petrolina, o secretário sorriu e disse que falava sobre o assunto depois, ao ser abordado pela reportagem do JC. Ele ficou de conversar com o governador Eduardo Campos para viabilizar sua entrada na disputa.

Ontem à noite, na reunião do Conselho Deliberativo, Tonico Araújo, vice-presidente na gestão de José Mendonça (2001/02) e um dos articuladores do consenso em torno de Bezerra, já falava em marcar uma grande reunião com todos os grupos envolvidos na eleição.

Mas não será tão fácil assim. “Não vou ficar falando em cima de especulação. Nossa candidatura está na rua e vamos continuar fazendo articulações. A partir do momento em que Fernando Bezerra se lançar como candidato, pois até agora ele só se colocou à disposição, vamos sentar para conversar”, disse o ex-presidente Romero Jatobá Filho, Romerito, que é candidato a vice na chapa União de Verdade, com Antônio Luiz Neto como postulante ao executivo.

Pré-candidato dos grupos Aliança Coral, Veneno Coral e Confraria Ninho das Cobras, o jornalista Fernando Veloso declarou que vai conversar com outras lideranças. “O secretário é um nome de respeito, mas não tem como eu falar em retirar ou não uma candidatura que não foi lançada. Represento um segmento que clama por mudanças. Como surgiu um fato novo, vamos conversar para saber a realidade antes de tomar a decisão”, comentou Veloso. Já Felipe Rego Barros, do movimento Reconstrução, assim como pessoas do grupo Nova Geração, adiantou que apóia Bezerra Coelho, caso ele seja candidato.

ELEIÇÃO

O Conselho Deliberativo do Santa Cruz aprovou, ontem, por unanimidade, a antecipação das eleições presidenciais para o biênio 2009/10 de 12 de dezembro para 30 de setembro. Porém, a Assembléia vai ter que referendar a decisão do Conselho de ter antecipado o pleito e de ter reduzido os prazos de publicação dos três editais de convocação.

Segundo o estatuto do clube, o primeiro edital teria que ser publicado 45 dias antes do dia da eleição, o que levaria o pleito para a segunda quinzena de outubro. “Com a Assembléia homologando a decisão do Conselho, a legalidade do processo é sacramentada”, disse João Caixero, secretário-geral da Federação Pernambucana de Futebol e autor da idéia. O receio é de que em caso de um bate-chapa, o grupo perdedor tentasse impugnar a eleição via Justiça.

Os editais de convocação serão publicados nos dias 6, 11 e 17 de setembro. Com isso, o prazo limite para inscrição das chapas é dia 22.

Dentro de campo, os zagueiros Sandro e Wescquisley rescindiram seus contratos. O Santa se despede da Série C amanhã, contra o Salgueiro.

Nenhum comentário: