terça-feira, 3 de fevereiro de 2009
Parabéns, Tricolor
Renovada e cheia de esperança, a torcida do Santa Cruz comemora hoje os 95 anos de vida do "clube querido da multidão"
A resignação dá espaço à mais pura e verdadeira comemoração. O Santa Cruz, o "clube querido da multidão", chega aos 95 anos de vida. Ao contrário das últimas temporadas, marcadas por uma infinidade de aberrações administrativas que levaram o Tricolor aos sucessivos rebaixamentos e muita humilhação, o torcedor coral acorda hoje com a alma renovada. Renovado como o próprio clube, agremiação quase centenária, mas com vigor e esperança semelhante à dos garotos que batiam pelada no Pátio de Santa Cruz, no bairro da Boa vista, e no dia 3 de fevereiro de 1914 resolveram fundar o Santa Cruz Futebol Clube.
Clube que não demoraria a se tornar o do povão. Em grande parte pelo que faziam em campo craques como Tará, Fernando Santana, Mazinho, Ramon, Nunes e Birigui. Em parte também pela identificação e inspiração que despertava em gênios da música popular como Jackson do Pandeiro, Capiba, Chico Science e Nelson Ferreira.
E na comemoração dos seus 95 anos, o Santa ganha o frevo-de-rua que o tricolor Nelson Ferreira não conseguiu fazer em vida. "Papai dizia que gostava tanto do Santa Cruz que precisaria ter muita inspiração para fazer um frevo rasgado para o clube", lembra o filho de Nelson, Luiz Carlos Ferreira. Autor de frevos clássicos como o Cazá, Cazá,do Sport, e o Come e Dorme, do Náutico, o compositor "recebeu" uma ajuda e tanto para que o Santa não ficasse órfão.
A homenagem a Nelson Ferreira, ou o presente ao Santa Cruz e sua torcida, vem do Maestro Forró e sua Orquestra Popular da Bomba do Hemetério. Trata-se do Vulcão Tricolor, uma fusão de dois frevos-canção de Nelson, o Super Campeão (1957) e Qual será o score, meu bem? (1941) com novos arranjos e acordes do Maestro Forró, com direito a uma abertura com o grito de guerra Tri-tricolor. O novo frevo-de-rua coral será apresentado oficialmente hoje à noite, na sede do clube, como parte das comemorações do aniversário.
O quase centenário e renovado Santa Cruz e a sua fanática torcida ganham uma trilha sonora sob medida para comemorar "as glórias do passado" e o início de uma reestruturação para voltar a a ser o "Terror do Nordeste".
Programação
09h
Missa de Ação de Graças - Igreja do Pátio de Santa Cruz
19h
Sessão solene do Conselho Deliberativo na sede social do clube
19h30
Coquetel
Penalty é a nova fornecedora de material esportivo
Apesar dos bons resultados neste ano, a comemoração do 95º aniversário do Santa Cruz será discreta por parte da diretoria do clube (veja programação). A principal novidade ficará por conta do anúncio do novo fornecedor de material esportivo do Tricolor. O presidente Fernando Bezerra Coelho dever confirmar, na sessão solene do Conselho Deliberativo, o nome da Penalty como a nova parceira do Santa Cruz. O acordo com a espanhola Joma acabou não vingando e, paralelamente, os diretores corais já vinham conversando com os executivos da Penalty.
Mesmo sendo o dia do aniversário do clube, jogadores e comissão técnica vão ter muito trabalho. Afinal, amanhã, o Santa Cruz já volta a campo para enfrentar o Serrano, no Arruda. O técnico Márcio Bittencourt comanda hoje uma movimentação tática no período da manhã, no Estádio Ademir Cunha, em Paulista, onde será definido a equipe para o confronto. O volante Bilica, expulso no clássico com o Náutico, é o desfalque.
O mais provável é que Anderson seja o escolhido para a posição. Quem foi librado ontem para voltar aos trabalhos com bola foi o cabeça-de-área Elder. O jogador teve uma lesão no joelho direito, está recuperado, mas, mesmo assim, ainda é prematura a sua utilização no jogo com o Serrano. O departamento médico coral terá um diagnóstico melhor hoje sobre os problemas musculares do lateral-esquerdo Adilson e do zagueiro Daniel Horst. Os dois estão em tratamento e farão exame de imagem nesta manhã. Assim, Juca tem presença confirmada na lateral-esquerda do Santa Cruz diante do Serrano.
Marcadores:
Diario de Pernambuco,
Notícias de Jornais,
O Clube
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário