terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Santa Cruz comemora 95 anos em clima de recuperação


Do UOL Esporte No Recife

Depois de dois anos que a torcida tricolor não teve absolutamente nada o que comemorar, o Santa Cruz Futebol Clube festeja os 95 anos de fundação em clima de otimismo pela recuperação apresentada nos quatro primeiros meses da nova gestão. Dirigido pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do estado e ex-prefeito de Petrolina, Fernando Bezerra Coelho, o clube apresenta visíveis sinais de evolução tanto no aspecto estrutural quanto no esportivo.

No quesito estrutura, a marca da nova administração, até aqui, foi a recuperação do estádio do Arruda. Durante todo o ano passado, a casa do Santa Cruz não pôde ser utilizada em sua plenitude, já que todo o anel superior das arquibancadas foi interditado, após uma vistoria dos órgãos responsáveis pela segurança dos torcedores. Este ano, a "geral", como é conhecido anel superior, foi liberada e ajudou o clube a garantir os dois maiores públicos do Campeonato Pernambucano, nos jogos contra Central (30.086 torcedores) e Ypiranga (24.993 torcedores).

Além da reforma no anel superior, o Arruda ganhou uma nova roupagem nos banheiros, na pintura interna, na sinalização e teve a sua iluminação revitalizada. Mas o maior destaque do "novo" Arruda é o gramado, totalmente novo, instalado pela mesma empresa responsável por campos como o do Engenhão, do Rio de Janeiro.

Dentro de campo, a mudança também é animadora. Apesar de o gerente de futebol Antônio Ruas Capella e o técnico Márcio Bittencourt terem montado um elenco com uma maioria de jogadores desconhecidos e de um começo pouco animador no PE-09, com direito a uma goleada sofrida frente ao Porto, por 4 a 0, o Santa Cruz tem demonstrado uma grande evolução em relação aos anos anteriores.

A derrota frente ao Porto foi o único tropeço contra as equipes intermediárias, algo frequente nas duas últimas edições da competição estadual, em que o Santa Cruz foi, respectivamente, 6º e 7º colocado. Com cinco vitórias em sete jogos e um futebol pragmático, o time comandado por Márcio Bittencourt ocupa a vice-liderança e desbanca até o momento o Náutico, um dos representantes do estado na Série A e dono de uma folha salarial que é praticamente o dobro da do Tricolor.

Aliás, o único empate do Santa Cruz neste primeiro turno foi justamente diante do Náutico, no domingo passado, na casa do adversário. Em um jogo em que o Alvirrubro fez prevalecer a maior qualidade técnica, o Tricolor manteve a postura com força defensiva e aplicação tática e, eficiente nos contra-ataques, teve personalidade para sair da desvantagem e garantir o placar de 2 a 2.

Comemoração

A programação do aniversário dos 95 anos do Santa Cruz começa às 9h, com uma Missa Solene na Igreja de Santa Cruz, no bairro da Boa Vista, local onde o clube foi fundado, em 1914.

À noite, a partir das 19h, será realizada uma sessão solene do Conselho Deliberativo, onde estarão presentes os presidentes do executivo, Fernando Bezerra Coelho, do deliberativo, Roberto Arraes, e da Comissão Patrimonial, José Augusto de Paula.

Durante o encontro, Coelho irá anunciar o novo fornecedor de material esportivo do clube. "Fechamos com a Joma, mas a empresa teve problemas na Europa e na Ásia que acabaram nos atingindo aqui. O presidente irá anunciar amanhã o nome do novo fornecedor", comentou o diretor de marketing, Nivaldo Brayner. As especulação apontam para o nome da Penalty.

Nenhum comentário: