quarta-feira, 30 de abril de 2008

Coral contrata lateral-esquerdoCoral contrata lateral-esquerdo Adeíldo Adeíldo


Após o aval do treinador Fito Neves, Santa Cruz confirma a negociação com o jogador

GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro


O Santa Cruz confirmou a contratação do lateral-esquerdo Adeíldo, do Ypiranga. O jogador, 29 anos, foi revelado nas divisões de base do Náutico, mas se destacou no Campeonato Pernambucano de 2008. A contratação já era especulada há algum tempo, mas a diretoria do Coral aguardava o aval do treinador Fito Neves para confirmar a negociação. Adeíldo se mostrou feliz com a conclusão da negociação.

- Estou muito contente e surpreso por poder jogar no Santa. Há muito tempo que espero essa oportunidade. Espero manter o bom futebol que mostrei no Estadual e ajudar o clube na Série C – revela o atleta ao site oficial do clube.

O lateral-esquerdo é o terceiro reforço do Santa Cruz para a Série C. O volante Gedeil também veio do Ypiranga, enquanto o meia Jorge Henrique disputou o Paulistão pelo Guaratinguetá.

Adeíldo depende do aval do técnico para acertar

Ypiranga libera lateral-esquerdo em troca de 20% dos valores de uma possível negociação futura

A transferência de Adeíldo para disputar a Série C do Campeonato Brasileiro pelo Santa Cruz depende de uma única condição: o técnico Fito Neves, que está no interior de São Paulo com familiares, sinalizar positivamente para os diretores corais. O treinador está num sítio localizado no distrito de Tremembé, ao nordeste da capital paulista. Os dirigentes tricolores não conseguiram entrar em contato via telefone ontem.

Até mesmo a liberação do Ypiranga, que detinha os direitos federativos do atleta até o dia 31 de dezembro, o empresário Helton Barbosa consolidou. De acordo com o diretor de futebol da Máquina de Costura Vicente Viana, o clube terá direito a 20% dos valores de uma possível venda futura de Adeíldo realizada pelo Santa Cruz. “A situação nos foi bem explicada. Não temos interesse de atrapalhar a carreira do atleta”, declarou o dirigente.

A consulta a Fito Neves é necessária porque, antes de seguir para São Paulo após o término do Estadual, os dirigentes não conseguiram conversar com o treinador sobre Adeíldo. “Não podemos dar a contratação como certa. Vai que Fito Neves queira outro tipo de perfil para a posição. Quando falarmos com ele, tudo ficará resolvido. Estamos tentando contato por intermédio de familiares”, explicou o diretor Constantino Júnior.

Atualmente, o clube coral conta com o experiente Chiquinho e o prata da casa Max para a posição. O também lateral-esquerdo Alexandre Aguiar, contratado junto ao Porto no início da temporada, foi dispensado ao lado do meia Rosembrik, do zagueiro Anderson e do goleiro Jean. Com a provável contratação de Adeíldo, a direção descarta o nome de Nildo, que estava na lista e defendeu o Petrolina durante o Pernambucano.

O Santa Cruz também está perto de acertar a vinda de duas peças do elenco do Porto, que disputou o hexagonal da morte. Os nomes da vez são o zagueiro Stanley e o meia Juninho. O atacante Joélson é outro que estaria nos planos, mas o time de Caruaru vai utilizá-lo no restante do Estadual de Juniores. O presidente coral, Édson Nogueira, mantém boa relação com o presidente do Gavião do Agreste, José Porfírio.

AMISTOSOS

Como as competições estaduais do Norte e do Nordeste, com exceção dos Campeonatos Pernambucano e Potiguar, ainda estão em andamento, o Santa Cruz terá de esperar um pouco mais para marcar os amistosos de preparação para a Terceira Divisão. A rodada inaugural da Série C está marcada para o dia 6 de julho, dentro de pouco mais de dois meses.

Reforços: é preciso paciência

O ritmo de contratações no Santa Cruz ainda é lento. Até hoje apenas dois jogadores foram anunciados: Gedeil (Ypiranga) e Jorge Henrique (Guaratinguetá-SP). O lateral-esquerdo Adeíldo acertou todas as bases financeira com o clube tricolor ontem, pela manhã, mas a diretoria coral ainda espera o aval final do técnico Fito Neves para chamar o jogador e assinar contrato até o final da Série C do Brasileiro. O treinador está no interior paulista descansando e fazendo alguns contatos com atletas. A diretoria tricolor pede um pouco de paciência para o torcedor. "Sabemos que a torcida fica ávida por novidades. Mas não podemos errar nas contratações. Temos um longo período até a Série C e vamos fazer as coisas com muita paciência", disse Constantino Júnior, diretor de futebol.

Para o cartola coral, o ritmo de contratações está dentro do planejado pela diretoria. "Vamos concentrar nossas investidas aqui na região. Até para ter bala na agulha lá na frente. O torcedor tem que entender que ainda temos dois meses para o início do Brasileiro e não adianta trazer jogadores para passarem dois meses sem jogar", completou o dirigente.

O elenco coral se apresenta apenas na próxima segunda-feira. Até lá espera-se que mais dois ou três jogadores sejam anunciados. A perspectiva é trazer, à princípio, sete atletas para reforçar o elenco, contando com Gedeil, Jorge Henrique e Adeíldo. A perspectiva de realização de um torneio aqui no Recife, com clubes da região Norte/Nordeste está praticamente descartado pelo custo. A tendência é de que o Santa Cruz realize alguns amistosos de preparação para a Série C.

Adeíldo só depende do aval de Fito

Aguinaldo Lima/Arquivo Folha



Ontem, atleta e dirigentes tricolores já acertaram toda a parte financeira
lateral foi um dos destaques do Ypiranga no Estadual
GUSTAVO LUCCHESI
Com as contratações de novos jogadores para o Campeonato Brasileiro da Série C sendo levada a banho-maria, talvez pelo fato de a competição só começar daqui a pouco mais de dois meses, tendo início no dia 6 de julho, a diretoria do Santa Cruz está cada vez mais perto de anunciar o lateral-esquerdo Adeíldo, que disputou o Estadual 2008 pelo Ypiranga, como novo reforço coral para a disputa da Terceirona. Ontem, após uma conversa com o procurador do atleta e os dirigentes tricolores, foi acertada toda a parte financeira entre as partes envolvidas, com o único empecilho para a assinatura do contrato passando a ser o aval do atual treinador do Santa Cruz, Fito Neves.

Aproveitando o recesso, dado desde o dia 23 deste mês a todo o elenco e comissão técnica coral, para descansar em seu sítio, localizado na cidade de Tremembé, interior de São Paulo, Fito não conseguiu ser contatado pelos cartolas do Mais Querido, por isso a demora do desfecho do caso, com o atleta podendo ser anunciado a qualquer momento. De acordo com o diretor de futebol Constantino Júnior, dificilmente Fito irá vetar a contratação do lateral. “É um jogador que mostrou que tem potencial, destacando-se no Estadual e que se encaixa na nossa realidade financeira. Só estamos esperando uma resposta de Fito”, comentou.

Caso confirme a negociação, Adeíldo será o terceiro reforço tricolor para a Série C, juntando-se ao volante Gedeíl (ex-Ypiranga) e ao meia Jorge Henrique (ex-Guaratinguetá), já fechados com o Santa Cruz e que serão apresentados à torcida no dia 5 de maio com o restante do elenco tricolor.

Enquanto alguns ainda esperam por um acerto e outros ainda curtem suas “férias antecipadas” para aportar nas Repúblicas Independentes do Arruda, sete jogadores do profissional com idade abaixo de 20 anos tiveram que encurtar o período de descanso e se reapresentaram ontem, ao treinador Nereu Pinheiro, para ajudar o Tricolor na reta final do Pernambucano de Juniores. Os atletas Paulo Vitor, George, Memo, Thiago Henrique, Miller, Gilberto e Thomas Anderson já treinam, desde ontem, com os jogadores da base.

HOMENAGEM
O presidente do Santa Cruz, Édson Nogueira, promoverá um jantar, hoje, para homenagear os atletas do futsal masculino, categoria sub-17, campeões da Taça Brasil, no último domingo, em Sergipe.

terça-feira, 29 de abril de 2008

Mais um do Ypiranga no Arruda

Depois de contratar o volante Gedeil, do Ypiranga, a diretoria do Santa Cruz deve confirmar hoje a aquisição do lateral-esquerdo Adeildo, também do Ypiranga, de Santa Cruz do Capibaribe. O procurador do jogador, o empresário Helton Borba terá uma reunião hoje no Arruda para acertar os últimos detalhes e o atleta assinar contrato, provavelmente, até o final da Série C.

O namoro entre o Santa Cruz e Adeildo vinha se arrastando há alguns dias. O jogador, de 29 anos, começou nas categorias de base do Náutico e foi um dos destaques da Máquina de Costura no Pernambucano/2008. "Estou muito feliz com essa chance que o Santa Cruz está me dando. Espero acertar todos os detalhes amanhã (hoje) e poder ajudar o clube a voltar à Série B do Brasileiro", disse o lateral, que foi criado redondezas do Arruda.

Se o martelo for mesmo batido, a diretoria tricolor deve descartar o também lateral-esquerdo Nildo Paraíba, do Petrolina. As negociações com os garotos do Porto, de Caruaru, Stanley (zagueiro), Juninho (meia) e Joelson (atacante) estão bem adiantadas e podem terminar nos próximos dias.

Já o grupo de oposição deu mais um passo para fortalecer a assembléia geral de sócios que acontece em 13 de maio próximo. Os oposicionistas foram até a Procuradoria Geral de Justiça para entregar um requerimento ao procurador geral Paulo Varejão, que mostrou-se bastante sensível ao pleito e dará um parecer ainda esta semana. "O procurador deixou claro que deve acatar o nosso pedido e designar o acompanhamento do Ministério Público na assembléia. Estamos fazendo tudo dentro do Estatuto do Torcedor", explicou Fernando Veloso, um dos líderes da oposição coral.

Oposição coral se reúne com Ministério Público

Marcos Pastich

Grupo contrário a Edinho esteve, ontem, no MPPE
GUSTAVO LUCCHESI

Em audiência realizada, ontem à tarde, no prédio da Procuradoria Geral do Estado, a oposição ao atual presidente executivo do Santa Cruz, Édson Nogueira, o Edinho, reuniu-se com o Procurador Geral do Estado e chefe do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Paulo Varejão, e com o promotor do MPPE, Aguinaldo Fenelon, e deu um passo importante para garantir que tudo ocorra dentro dos conformes legais na Assembléia Geral Extraordinária, marcada para ser realizada no dia 13 de maio, na sede do Tricolor.

Como já havia adiantado os próprios opositores na semana passada, o encontro de ontem serviu para que fosse formalizada a solicitação da presença de representantes do órgão estadual na tão esperada assembléia.

Apesar de cauteloso, Paulo Varejão garantiu que irá estudar o caso mais a fundo, para daqui a alguns dias decidir se irá mandar algum representante para acompanhar o processo de perto. “Antes de tomar qualquer decisão, vou ler o pedido com cuidado, mas posso garantir que a assembléia é de interesse geral para todos os pernambucanos, mesmo os que não são tricolores, pois contribui com a democracia”, declarou Varejão.

Para o líder da oposição e presidente da confraria Ninho das Cobras, Fernando Veloso, o sentimento, ao término do encontro de ontem, foi de dever cumprido. Além disso, Veloso fez questão de deixar claro que a atitude de acionar o MPPE nada tem a ver com a votação para destituição de Edinho do cargo ou não, mas sim para não deixar brechas para possíveis “manobras” do atuais dirigentes corais. “Saimos daqui com a missão cumprida. Independente do lado que sairá vencedor no dia 13 de maio, quem ganha com isso é o torcedor do Santa Cruz”, disse Veloso.

Para o advogado do Santa Cruz, Eduardo Lopes, o acionamento do órgão estadual foi desnecessário, pois tudo já iria ocorrer conforme o estatuto do clube. “Eu não vejo problema no Ministério Público acompanhar a assembléia, só acho que não precisa, pois nós também queremos que tudo ocorra bem”, explicou.

CONTRATAÇÕES

A diretoria do Mais Querido pode fechar hoje a contratação do lateral-esquerdo Adeíldo, 27, do Ypiranga. Segundo informações de bastidores, faltam apenas alguns pequenos detalhes para que o ala seja anunciado. O presidente coral, Edinho, admitiu que o atleta interessa ao Tricolor, mas afirmou que ainda falta um contato com os dirigentes da Máquina de Costura para que o negócio possa ser concretizado.

Santa de olho em Adeíldo para Série C

Diretoria vai conversar com um representante do lateral-esquerdo para saber a situação do jogador com o Ypiranga. Mesmo sem confirmação, Adeíldo já se considera tricolor

Adeíldo concedeu entrevista a uma rádio local, ontem, garantindo a transferência para o Santa Cruz. Os dirigentes corais, entretanto, são cautelosos. Ainda vão conversar esta manhã com um representante do lateral-esquerdo do Ypiranga, eleito por profissionais do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação para a seleção da Série A1 do Campeonato Pernambucano.

Os diretores vão colher informações sobre a situação contratual de Adeíldo com o Ypiranga para somente então darem prosseguimento às negociações. “Alguém se adiantou aos fatos e disse que ele estaria contratado. Isso não é verdade, pelo menos até o momento. Ainda vamos conversar com o empresário e consultar o nosso treinador (Fito Neves)”, esclareceu o diretor de futebol Sylvio Belém.

A intenção do Santa Cruz é realmente fechar acordo com o jogador para a Série C do Campeonato Brasileiro. “Observamos Adeíldo jogar durante o Pernambucano inteiro e atestamos a sua qualidade. Claro que nos interessa, porque esteve muito bem. Por outro lado, as coisas não se resolvem dessa maneira. Não há nada acertado”, concluiu Sylvio Belém.

De acordo com o setor de registros de atletas da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), os direitos federativos do lateral-esquerdo estão vinculados ao Ypiranga até o dia 31 de dezembro. “Era uma coisa que estava esperando há muito tempo. Sou um jogador guerreiro e que gosta de vencer. A torcida pode esperar coisas boas”, disse Adeíldo à emissora de rádio, adiantando-se aos acontecimentos.

A cúpula coral esteve reunida na manhã de ontem e reforçou a intenção de, no momento, buscar a contratação apenas de atletas da região. No último final de semana, o presidente executivo, Édson Nogueira, esteve na Paraíba e assistiu a duas partidas do Campeonato Paraibano. Os jogadores indicados, porém, não agradaram ao dirigente máximo tricolor.

O técnico Fito Neves segue iniciando contatos no interior de São Paulo. “Se formarmos o elenco inteiro agora, vamos gerar um custo muito alto. Nossa idéia é mesmo engrossar o elenco com atletas da região e qualificá-lo mais para frente”, informou o diretor Constantino Júnior, que segue para terras paulistas na próxima semana. A rodada inaugural da Série C está marcada para o dia 6 de julho, ou seja, dentro de 69 dias.

MPPE


Como anunciou na semana passada, o grupo de oposição liderado pelo conselheiro colaborador Fernando Veloso solicitou ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) o acompanhamento da Assembléia Geral Extraordinária marcada para o próximo dia 13. A intenção do movimento é tentar destituir o presidente Édson Nogueira por intermédio de votação com os associados.

Equipe sub-17 do Santa Cruz é campeã da Taça Brasil

Paulo Fazio

Se o futebol profissional do Santa Cruz não tem dado muitas alegrias para os torcedores, o mesmo não pode ser dito da meninada do futsal tricolor. Ontem pela manhã, a equipe conquistou a Taça Brasil Sub-17 da categoria com uma vitória de virada por 5x2 em cima do Fluminense/RJ, em Sergipe. A equipe coral já havia derrotado os cariocas na primeira fase da competição por 2x0.

O título veio para coroar uma participação impecável dos tricolores, que terminaram a competição invictos. Logo na partida de estréia, a primeira vítima foi o próprio Fluminense. Com um placar de 2x0, os corais já davam os primeiros sinais de que mais um título iria ser conquistado. No jogo seguinte, a equipe consolidou a classificação para a semifinal com uma vitória suada por 3x2 em cima do Benfica/PB. Apenas com os reservas para cumprir tabela, a equipe ficou apenas no empate em 4x4 com o Tuna Luso/PA.

A vaga para a final veio com um triunfo emocionante em cima do Sol Nascente/SE, donos da casa. Apoiados pela sua torcida, os mandantes venciam até os 15 segundos finais da partida, mas com um gol de empate marcado por Nininho perto do apito final, a decisão foi para a prorrogação. Nesta etapa, os tricolores conseguiram reverter o placar e venceram por 4x2. A consolidação da taça foi mais tranqüila. Apesar de sair atrás no marcador, os corais reagiram bem e bateram o Fluminense/RJ por 5x2, colocando mais uma estrela no peito.

Com mais essa, os tricolores confirmaram a supremacia do Santa Cruz dentro das quadras. Em fevereiro deste ano, a equipe sub-11 havia sido vice-campeã mundial da categoria na Suíça, vencendo clubes com renome internacional, como o Manchester United/ING e o Bayern de Munique/ALE. Em outras edições da competição, os tricolores foram campeões em 2005, terceiro lugar em 2006 e vice-campeão em 2007.

Como consolo e esperança para a torcida coral, boa parte dos meninos que atuam no futsal também jogam no gramado, e alguns já são considerados como boas promessas - como é o caso do capitão da equipe William. Outro quesito que se deve ressaltar, é que, apesar da competição permitir atletas sub-17, o Santa Cruz atuou com uma equipe com meninos entre 15 e 16 anos, os mesmos garotos que, no ano passado, haviam se sagrado campeões na categoria sub-15.

Santa vence Taça Brasil sub-17

O tricolor bateu o Fluminense, por 5x2, ontem, em Sergipe

O Santa Cruz venceu o Fluminense-RJ, por 5x2, ontem, e levantou o troféu de campeão da 3ª Taça Brasil sub-17 de clubes, em Nossa Senhora do Socorro, Aracaju (SE). Com isso, Pernambuco continua como único Estado vencedor nesta competição. Náutico e Sport, ganharam em 2006 e 2007, respectivamente. O tricolor do Arruda também ficou com o título “Fair Play” como o time mais disciplinado do torneio.

Desgastados, os pernambucanos precisaram vencer também o cansaço na decisão do torneio. Nas semifinais, o Santa passou pela equipe do Sol Nascente-SE apenas na prorrogação, por 4x2, na noite do sábado. O problema é que já na manhã de ontem, eles estavam em quadra novamente.

Os corais levaram um susto no início do jogo com o gol dos cariocas aos 56 segundos. Logo depois, foram para cima e conseguiram empatar aos 9 minutos, com André, que aproveitou rebote do goleiro. O Santa virou o placar ainda no primeiro tempo, com gol de William, aos 15.

Na última etapa, o Fluminense adiantou-se para deixar o marcador igual novamente, mas o efeito foi inverso e o Santa fez mais um com Diogo. Os cariocas chegaram a diminuir com Rodriguinho. Rafa e Nininho fizeram os gols que selaram a festa pernambucana.

O treinador do Santa Cruz, Vanildo Neto, destacou as dificuldades encontradas pelo time para chegar ao título. “Nem estávamos classificados para a Taça Brasil. Conseguimos uma vaga do Sport para disputar a fase classificatória, conseguimos vencer em jogos difíceis e aqui estamos”, revelou o técnico. “Tivemos vários problemas fora de quadra, mas isso nos deu mais força para nos superarmos, por isso fiquei tão emocionado com essa conquista”, acrescentou.

Esperança vem da quadra

Três atletas da equipe campeã sub-17 de futsal do Santa Cruz serão observados pelo técnico Fito Neves

Aline Moura
Da equipe do Diario


Depois de tantas decepções, a torcida tricolor pernambucana comemorou, ontem, a conquista de um título inédito para o Santa Cruz - o primeiro do ano. A equipe sub-17 masculina venceu o time Fluminense (RJ) por 5 x 2 e sagrou-se campeã na final da 3ª Taça Brasil Futsal 2008, realizada no estado de Sergipe. A vitória deixou o clube coral em pé de igualdade com os rivais Náutico e Sport, respectivamente donos do troféu em 2005 e 2006. A disputa ainda abriu espaço para os meninos que querem seguir a carreira nos gramados, onde está a maior paixão dos torcedores. Três deles (William, Juninho e Denis) já estão com os contratos profissionais encaminhados.

Segundo o diretor coral Luiz Cláudio de Carvalho, os três craques que se destacaram nas quadras do Futsal devem se apresentar ao técnico Fito Neves em 5 de maio. No mesmo dia, os jogadores do time profissional retomam os preparativos para a Série C - campeonato que o Santa terá de se virar para conseguir recursos dos patrocinadores, sem a televisão como vitrine. Com menos de 17 anos, os três atletas devem ser opções a mais no elenco de Fito Neves, que já tem uma média de idade de 22 anos.

Aos 16 anos, Juninho conquistou a artilharia do futsal com três gols. Ele também joga como atacante na equipe de juniores do Santa e sonha em pular mais um fase, indo para o profissional. William, 16, e Denis, 15, também têm experiência no campo, mas no juvenil. "Acreditamos que eles são promissores e que precisamos brigar com os recursos que temos. Vai caber ao treinador decidir se eles estão preparados. Abrimos contrato de William e Juninho e já conversamos com os pais de Denis para fazer um contrato de gaveta e amarrar o atleta, já que ele tem 15 anos ", afirmou Luiz Cláudio.

Técnico da equipe tricolor, Vanildo Neto é tri-campeão. Antes de conquistar o troféu pelo Santa, ele comandou os times sub-17 que levaram os títulos pelo Sport, em 2006, e pela Seleção Pernambucana de Futsal, em 2007. "É o resultado de um trabalho duro. Este ano, entramos no torneio desacreditados, no lugar do Sport, que desistiu. Conseguimos passar as etapas numa competição que é muito curta e muito intensa. Os meninos estão de parabéns", afirmou.

As vantagens da garotada

Os meninos revelados na equipe vitoriosa de Futsal do Santa Cruz têm uma vantagem a mais, quando decidem fazer a travessia para o futebol profissional. Segundo o técnico Vanildo Neto, nas quadras, onde o espaço de atuação é menor, eles adquirem raciocínio rápido, maior resistência a choques, preparo físico e velocidade. Como exemplo de sucesso, o técnico citou o volante Hernanes, da Seleção Brasileira, que iniciou a vida de atleta no time de futebol de salão do Santa. Hernanes saiu da quadra tricolor sem passar pelos gramados da clube coral, mas despontou na elite do futebol e joga hoje pelo São Paulo.

Outro nome de destaque citado por Vanildo é o meia esquerda Romarinho, revelado nas quadras de futsal do Santa e escalado para a Seleção Pernambucana de Futsal em 2007, também vitoriosa. Romarinho jogava como ala, no futebol de salão, mas seguiu a carreira nos campos, começando no Boavista (RJ), e hoje está no Celtic, da Escócia. "Quero aproveitar esta oportunidade para me dedicar ainda mais ao futebol", afirmou William.

Segundo o técnico Vanildo, ainda existem mais três nomes do futsal tricolor como promessas para o futebol de campo: Natan, Diogo e Nininho. Os três têm 16 anos e jogam, respectivamente, como volante, meia direita e lateral direito. O técnico aproveitou para parabenizar todo o elenco sub-17 e campeão da Taça Brasil de Futsal 2008. Além de William, Denis, Juninho, Natan, Diogo e Nininho, o troféu saiu para Índio, Madruga, Waltiho, Rafael, Hugo, Paulinho, Deivinho, Viola e André.

No profissional, Luiz Cláudio adiantou que o Santa pretende trazer o volante Moacir, do Central, mas não revelou como andam as negociações. Ele ainda confirmou a contratação do atleta Gedeil (volante do Ypiranga), e do meia Jorge Henrique, do Guaratinguetá (SP). Moacir se destacou no campeonato estadual com sua habilidade de marcação. Foi visto como um dos melhores da safra 2008.

Capixaba sem muitos motivos para sorrir

Marcos Pastich/Arquivo Folha
28/04/2008


Jogador foi um dos destaques do Tricolor no Estadual
Léo Lisbôa


Destaque do Santa Cruz na reta final do Campeonato Pernambucano, quando marcou oito gols em seis jogos e ajudou o Tricolor do Arruda a terminar o Estadual como campeão do Hexagonal da morte, o atacante Thiago Capixaba não viajou para a folga dada pela comissão técnica do clube muito contente. Atuando com a camisa do Santinha há um mês e meio, o jogador não recebeu um pagamento sequer referente aos salários, somente os bichos. Mesmo assim, Capixaba garantiu presença na reapresentação do elenco, no dia 5 de maio, no estádio do Arruda.

Com o atacante em campo, o Santa Cruz não soube o que é perder. Foram quatro vitórias e dois empates, conquistando 14 dos 18 pontos disputados. Nos dois jogos em que o Tricolor do Arruda foi derrotado no Segundo Turno, Thiago Capixaba não esteve em campo. No 2x0 para o Porto, no Arruda, ele não havia estreado, e no 2x1 para o Petrolina, no Sertão do Estado, havia sido vetado pelo Departamento Médico.

O presidente do Santa Cruz, Edson Nogueira, o Edinho, não vê solução rápida para a fase que o clube atravessa. Ciente das dificuldades do time coral, o dirigente pede paciência aos torcedores e jogadores. “Essa semana foi muito difícil para nós. Tivemos que resolver problemas financeiros, mas espero ter novidades nos próximos dias”, afirmou Edinho. As novidades a que o dirigente se refere é a respeito das contratações. O que pode facilitar a vida do presidente é o dinheiro que o Tricolor do Arruda têm a receber do Pernambuco da Sorte, aproximadamente R$ 600 mil, mas que está retido na Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe). Falou-se, na semana passada, inclusive, que essa quantia já havia sido repassada.

Reunião
Acontece hoje, às 9h, uma reunião entre o presidente da Confraria Ninho das Cobras, Fernando Veloso, com o procurador-geral de Justiça e chefe do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Paulo Varejão. No encontro, será oficializado o pedido para que representantes do órgão estejam presentes na Assembléia Geral Extraordinária, convocada pelos opositores do presidente Edinho, para ser realizada no dia 13 de maio, na sede do clube. Na Assembléia será formada uma comissão para que seja votada, pelos sócios maiores de 18 anos e em dia há pelo menos um ano, a destituição ou não de Edinho do cargo de presidente executivo.

Reforços devem ser anunciados no Arruda

Publicado em 28.04.2008

A semana promete ser de muitas novidades no Arruda. A diretoria do Santa Cruz está acelerando os passos para fechar as contratações de reforços para a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro, que começa em julho. No mínimo, sete atletas devem ser anunciados em breve.

O que se espera é que a maioria desses reforços seja do interior de Pernambuco. O zagueiro Stanley, os meias Juninho e Joécio, todos do Porto, estão próximos de um acerto com a diretoria tricolor. Os laterais-esquerdos Adeíldo, do Ypiranga, e Nildo, do Petrolina, são outros atletas que se destacaram no Estadual e que interessam aos tricolores.

O diretor de futebol do time coral, Jomar Rocha, declarou que “o investimento será ousado” para fazer do Santa Cruz campeão brasileiro, embora o teto da folha salarial do elenco previsto para o segundo semestre seja R$ 150 mil, o que é considerado baixo no atual panorama do mercado.

“O Santa Cruz já teve folha salarial girando em torno dos R$ 400 mil, R$ 500 mil e a equipe não fez uma boa temporada. O nosso planejamento é disputar todos os jogos e conquistar o título”, afirma Jomar. Se, de fato, conquistar o campeonato, além da vaga à Série B do próximo ano, o Santa Cruz terá arrecadado cerca de R$ 1,6 milhão referente ao programa Todos com a Nota, do Governo do Estado. “Mas isso só acontecerá se forem trocados, em cada partida, os 25 mil ingressos destinados ao programa”, explicou.

OFERTA

Segundo informações nos bastidores do Arruda, o zagueiro Carlão, do Volta Redonda, o volante Jéferson, do Mirassol-SP, e o atacante Alessandro, ex-Santos e que atualmente defende as cores do Guaratinguetá, seriam oferecidos à diretoria coral. Jomar Rocha, no entanto, não confirmou. “Não recebemos contato algum sobre esses atletas”, declarou.

Por outro lado, Jomar revelou que o Santa Cruz desistiu de contratar o zagueiro Gum, do Marília, assim como volante Garrinchinha e o atacante Cléo, ambos do Treze-PB. Além das negociações com os atletas, a diretoria também trabalha para confirmar a realização de alguns amistosos como preparação para a disputa da Série C.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Lula Pereira indica jogadores para o Santa

Do JC OnLine

O técnico do Ceará, Lula Pereira, ex-zagueiro do Santa Cruz, indicou dois jogadores que disputam o Estadual local para o tricolor. Trata-se de um zagueiro e um atacante, que a diretoria não quis adiantar quais os times. Além disso, um goleiro do futebol de São Paulo pode ser anunciado a qualquer momento, assim como os três jogadores do Porto: Stanley (zagueiro), Juninho (meia) e Joélson (atacante).

Outros dois jogadores teriam sido oferecidos ao clube do Arruda por empresários: o zagueiro Carlão, do Volta Redonda; e o volante Jefferson, do Mirassol-SP. Quem está confirmado até agora é o meia Jorge Henrique, do Guaratinguetá, semifinalista do campeonato Paulista.

O jogador revelou que o acerto com o Santa deu-se ainda na metade do Paulistão e não houve grandes entraves porque ele já trabalhara com o técnico Fito Neves no Vitória. "Já trabalhei com Fito e espero corresponder às expectativas dele e de todos no Santa Cruz. Ele me ligou no meio do campeonato e falei com meu empresário", disse.

Outro que ajudou na vinda do atleta foi o zagueiro Sandro, ex-Sport. Os dois atuaram juntos pelo Vitória, no ano passado e Jorge Henrique foi pedir informações ao companheiro. "Ele disse que não tinha problema. Só me falou coisas boas daí. O Santa Cruz tem uma torcida maravilhosa e espero poder ajudar para a equipe subir para a Série B", pontuou.

Profissionais do Santa vão reforçar Pernambucano de juniores


Sete atletas do time profissional do Santa Cruz reforçarão a equipe de juniores até o fim do Campeonato Pernambucano da categoria. Eles subiram recentemente das divisões de base para completar o elenco principal do Coral.

São eles o zagueiro Paulo Vítor, o lateral George, o volante Memo, os meias Miller e Thiago Henrique e os atacantes Gilberto e Thomas Anderson. Eles se apresentam no dia 28 ao treinador Nereu Pinheiro. O Santa Cruz está disputando o título com Náutico, Sport, Ypiranga, Porto e Sete de Setembro. As informações são do site oficial do clube.

Da Redação do pe360graus.com

Santa vence e se garante nas sêmis

Pernambucanos e paraibanos travaram um duelo “caseiro”, ontem, pela Taça Brasil de futsal sub-17, realizada em Nossa Senhora do Socorro, Região Metropolitana de Aracaju. Melhor para os pernambucanos, que mesmo tendo encontrado um adversário brioso, venceram por 3x2, passando antecipadamente para as semifinais da competição, vencida pelo Náutico, em 2006, e pelo Sport, em 2007. Para os tricolores, marcaram Nathan, Juninho e Nininho. Fizeram para os adversários Guilherme e Nathan, o xará do tricolor.

Os tricolores lutam agora pela primeira posição da chave para pegar, pelo menos, teoricamente, a equipe mais fácil do outro grupo. Para isso, basta vencer o último confronto da fase classificatória hoje, contra a Tuna Luso-PA, às 17h30, no Ginásio Venúzia Franco, onde estão sendo realizadas todas as partidas.

As duas equipes, que se conhecem bem de outros combates – existe um intercâmbio de jogadores entre os clubes –, fizeram um jogo franco e veloz, em busca do gol. Mais objetivo, os tricolores abriram o placar por intermédio de Nathan. Logo depois, porém, Guilherme empatou.

Na etapa final, os tricolores voltaram mais decididos a vencer. Após cobrança de falta ensaiada, Juninho deixou a sua marca. Nininho, considerado o pulmão da equipe coral, recebeu lançamento, em seguida, completando, sem piedade, para o fundo da rede. Nos segundos derradeiros, Nathan, o do Benfica, diminuiu a distância no marcador. “Em competição como essa, de tiro curto, o importante é estar bem. Meu time está concentrado e acho que isso tem surtido efeito. Tirei a pressão deles, que estão mais leves, jogando um bom futsal”, avaliou o técnico coral, Vanildo Neto.

Já o treinador da equipe paraibana, Antônio Gama, ressaltou que, como um clássico nordestino, o jogo foi decidido nos detalhes. “Fizemos uma grande partida contra um adversário forte. Foi um clássico nordestino e eles tiveram sorte na hora de definir. Estamos na briga e acredito em uma vitória contra o Fluminense”, afirmou.

Edinho volta a sorrir no Arruda

GUSTAVO LUCCHESI

Do desespero ao alívio. Assim pode ser descrito o semblante do presidente executivo do Santa Cruz, Édson Nogueira, o Edinho, nos últimos sete dias. Depois de convocar a Imprensa, há uma semana, para informar que não tinha de onde tirar dinheiro para quitar os salários atrasados dos jogadores e funcionários, três e quatro meses, respectivamente, Edinho informou, ontem, que havia conseguido viabilizar uma verba para honrar, pelo menos, uma parte destas pendências citadas. “Estou desesperado. Faço um apelo para que a Arpe (Agência de Regulação de Pernambuco) libere esse dinheiro que temos direito. Estamos sem dinheiro algum até o início da Série C”, disse Edinho na ocasião, referindo-se à última parcela do Pernambuco dá Sorte, cerca de R$ 600 mil. Na ocasião, a assessoria do órgão informou que não havia previsão de atendimento a um clube específico, já que Sport e Náutico também possuem direito a mesma quantia que o Tricolor.

Apesar das informações de bastidores darem conta de que o dinheiro conseguido é referente à verba presa à Arpe, desde o ano passado, o mandatário coral preferiu não informar a origem do valor, chegando até, em certos momentos, desconversar se havia conseguido de fato. “Prefiro não dizer se o dinheiro é o da Arpe ou de qualquer outro lugar, só posso confirmar que estou bastante animado em pagar parte dos salários atrasados e honrar com a minha palavra. Porém, só vou contar com essa verba quando ela estiver depositada na conta do Santa Cruz”, comentou Edinho, que apenas confirmou ter passado todo o dia de ontem tentando angariar recursos financeiros para o Tricolor.

Sobre a contratação de reforços para a disputa da Série C, o presidente coral confirmou ter conversado com o presidente do Porto, de Caruaru, buscando informações sobre o zagueiro Stanley, o meia Juninho e o atacante Joélson, porém, Edinho fez questão de deixar bem claro de que não passou de uma conversa informal, não chegando nem a falar sobre valores.

Por enquanto, o Mais Querido só conta com dois reforços para a Terceirona: o volante Gedeíl, vindo do Ypiranga, e o meia Jorge Henrique, ex-Garantiguetá. O primeiro já realizou os testes físicos e deve se apresentar junto com o elenco coral, no dia 5 de maio. Já o meia ainda irá passar por todos os exames e não possui previsão de aportar no Arruda.

JULGAMENTO
Em julgamento realizado ontem à noite, no TJD-PE, o treinador Fito Neves, o gerente de futebol Flavio Lira e o volante Leandro Biton foram absolvidos pelo órgão.

FPF confirma Santa no sétimo lugar

No início da noite de ontem, pouco menos de 24 horas após o término oficial do Estadual, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) divulgou oficialmente a classificação final da competição. E como já havia sinalizado, a entidade confirmou o Santa Cruz na sétima colocação geral, posição ainda pior do que a obtida pelos corais no ano passado, quando ficaram na sexta.

Devido ao confuso regulamento do Estadual, o Santa terminou na sétima colocação, mesmo tendo somado 33 pontos, o que daria aos corais a quarta posição, se fosse considerada a pontuação geral de todos os times – atrás apenas de Sport (50 pontos), Náutico (43) e Central (35). O Serrano, por exemplo, ficou em sexto (em vez de nono), com 25 pontos, pontuação menor do que a obtida por Porto (26) e Petrolina (28), que ficaram atrás, segundo a FPF.

“A soma geral dos pontos só foi válida para os seis times que se classificaram para o hexagonal do segundo turno. O Santa foi o sétimo colocado por ter sido o primeiro do hexagonal da morte, torneio que serviu exclusivamente para a definição dos rebaixados (Vera Cruz e Centro Limoeirense)”, explicou o diretor-técnico da FPF, Joaquim Barreto.

O Santa ainda não decidiu se vai acionar a Justiça Desportiva contra a decisão da FPF. “Vou esperar a FPF homologar a decisão para conversar com o presidente (Édson Nogueira) e saber qual decisão tomar”, afirmou o advogado tricolor Eduardo Lopes. “Passamos (os dirigentes) por mentirosos, pois procuramos motivar o time e a torcida com a possibilidade de terminar em terceiro”, completou o diretor de futebol Constantino Júnior.

Central, Salgueiro e Ypiranga são os donos das vagas à Série C.

COPA PERNAMBUCO

A FPF divulgou ontem a data de início da Copa Pernambuco: dia 11 de maio. A competição será disputada por 16 clubes, sendo que 15 já confirmaram presença. São eles: Sport, Náutico, Santa Cruz, Afogadense, Pesqueira, Cabense, Porto, Belo Jardim, Sete de Setembro, América, Atlético Pernambuco, Ferroviário do Recife, Decisão, União Paulista e Vera Cruz.

Dia decisivo para contratações

Se o elenco do Santa Cruz está de folga, a diretoria coral segue de mangas arregaçadas e trabalhando em busca de reforços para a Série C do Brasileiro. Os contatos estão bem adiantados e hoje pode ser um dia decisivo, onde podem ser oficializados um ou dois nomes. A prioridade continua sendo alguns atletas que se destacaram no Campeonato Pernambucano. Os contatos com o goleiro Hudson (Central) e o lateral-esquerdo Adeíldo (Ypiranga) podem ser finalizados até o final da tarde.

O atual técnico do Ceará, Lula Pereira, indicou dois atletas para o Santa Cruz: um goleiro e um atacante. Os nomes não foram divulgados pela diretoria coral, mas estão sendo avaliados com carinho. "Estamos fazendo um Raio x completo de alguns atletas. Amanhã (hoje) será um dia decisivo neste processo. A nossa idéia é apressar as contratações para ter boa parte do elenco formado na reapresentação do grupo", disse Constantino Júnior, diretor de futebol.

Além de Gedeil, do Ypiranga, que foi o primeiro jogador contratado, o meia Jorge Henrique, do Guaratinguetá-SP, que chegou às semifinais do Paulistão, bateu o martelo e chega na reapresentação do clube. Em uma conversa com o Diario, por telefone, o jogador mostrou-se bastante motivado em vir defender o Tricolor. "Tive uma experiência muito boa no Vitória-BA, quando conseguimos o acesso para a Série B e no ano passado para a Série A. Espero ter o mesmo sucesso no Santa Cruz", afirmou o jogador. O procurador de Jorge Henrique, Júlio Fressatto, negocia ainda mais dois jogadores: o zagueiro Carlão (Volta Redonda-RJ) e o volante Jefferson (Mirassol-SP), que trabalhou com Fito no Marília-SP.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Santa Cruz quer contratar dez reforços para a Série C

A diretoria do Santa Cruz continua trabalhando para renovar o elenco para a disputa da Série C de 2008. Enquanto os atletas curtem folga até o dia 5 de maio, o treinador Fito Neves seguiu para São Paulo, a fim de observar atletas de clubes do interior paulista.

Enquanto isso, os diretores do Santa continuam negociando com atletas que se dfestacaram nas equipes do interior de Pernambuco, durante o campeonato estadual. O goleiro Hudson (Central), o zagueiro Stanley (Porto), o lateral esquerdo Adeíldo (Petrolina) e o atacante Joélson (Porto) estão entre os nomes que negociam com o Santa.

O diretor de futebol, Constantino Junior, afirmou nesta quinta (24) que o time deve contratar entre sete e dez reforços para a disputa da Série C. “Procuramos dois goleiros, três zagueiros, um lateral, dois meias e dois atacantes”, disse ele.

Da Redação do pe360graus.com

O tocha olímpica

O presidente do Santa Cruz, Edson Nogueira, ganhou fama de ser autor de grandes frases de efeito.

No entanto, como ainda não conseguiu sanar as dívidas financeiras e, muito menos, arrefecer a crise política do clube.

Por isso, Edinho está sendo chamado de Tocha Olímpica: "só anda escondido e, por onde passa, causa tumulto e protesto".

Profissionais do Coral reforçarão juniores

Sete jogadores que subiram recentemente vão jogar o Estadual da categoria

GLOBOESPORTE.COM
Recife


Sete atletas do time profissional do Santa Cruz reforçarão a equipe de juniores até o fim do Campeonato Pernambucano da categoria. Eles subiram recentemente das divisões de base para completar o elenco principal do Coral.

São eles o zagueiro Paulo Vítor, o lateral George, o volante Memo, os meias Miller e Thiago Henrique e os atacantes Gilberto e Thomas Anderson. Eles se apresentam no dia 28 ao treinador Nereu Pinheiro. O Santa Cruz está disputando o título com Náutico, Sport, Ypiranga, Porto e Sete de Setembro. As informações são do site oficial do clube.

Edinho, o rei das frases de efeito


"Nunca vi poste mijar em cachorro" - Crédito da foto: JC Imagem

O presidente do Santa Cruz, Edson Nogueira, é famoso pelas suas frases de efeito.

Mesmo enfrentando dificuldades em aliviar a crise financeira do clube, o dirigente continua afiado.

Hoje, ao ser questionado se contrataria o zagueiro Carlão, do Friburguense, Edinho respondeu:

"Só faltaram avisar a mim. Eu nunca vi poste mijar em cachorro".

Santa larga com vitória sobre o favorito Flu

Decidido a fazer bonito na Taça Brasil de futsal sub-17, o Santa Cruz venceu o Fluminense-RJ – considerado um dos candidatos ao título –, por 2x0, ontem, em sua estréia na competição, realizada no Ginásio Venúzia Franco, em Nossa Senhora do Socorro, Região Metropolitana de Aracaju. Diogo e Juninho marcaram os gols do tricolor. Hoje, às 16h, o Santa pega o Benfica-PB, outro forte concorrente do clube coral na escalada rumo ao título.

Segundo o técnico Vanildo Neto, o encontro com os paraibanos é mais difícil. O clube de João Pessoa faz um intercâmbio de atletas com o Santa Cruz e, vez por outra, as equipes se enfrentam amistosamente. “Temos de tomar cuidado. De todos os times, o Benfica é o que nos conhece mais. Estou conversando com os meninos para tentarmos fazer algo diferente para surpreendê-los”, disse. Da última vez que jogaram contra os parceiros, os tricolores venceram por 3x1, no Arrudinha.

Santa libera quatro para enxugar folha

Com três meses de salários atrasados, Rosembrik foi liberado para negociar sua transferência. Zagueiro Anderson e lateral Alexandre Aguiar foram rejeitados. O goleiro Jean aposentou-se

O Santa Cruz anunciou ontem o desligamento de quatro jogadores. Com três meses de salários atrasados, o meia Rosembrik foi liberado para negociar a transferência para o São Caetano-SP. O zagueiro Anderson e o lateral-esquerdo Alexandre Aguiar foram rejeitados pelo técnico Fito Neves. O goleiro Jean, por fim, pediu para deixar o clube e anunciou a sua aposentadoria dos gramados.

Outros dois integrantes do elenco coral ganharam sobrevida e devem participar da Série C do Campeonato Brasileiro com a camisa tricolor. O zagueiro Rogério, que chegou a ter a dispensa anunciada, e o lateral-direito William aceitaram uma renegociação salarial com a direção e ainda têm a situação indefinida no Arruda. Desde ontem, o grupo ganhou antecipação de férias até o dia 5 de maio.

A rodada de estréia da Terceira Divisão está marcada para o dia 6 de julho. “Fizemos um enxugamento no elenco. Somente um dos jogadores que saíram hoje (ontem) custava R$ 25 mil por mês aos cofres corais. Com R$ 22 mil, consegui quitar as dívidas com todos os meninos formados em casa que fazem parte do grupo”, justificou o presidente executivo do Santa Cruz, Édson Nogueira.

O dirigente informou ainda que o clube dará prioridade a negociações com jogadores que se destacaram durante a Série A1 do Campeonato Pernambucano, encerrada ontem à noite. O zagueiro Stanley e o atacante Joélson, ambos do Porto, o lateral-esquerdo Nildo, do Petrolina, o lateral-esquerdo Adeíldo, do Ypiranga, e o volante Edu Chiquita, do Central, estão na lista de possíveis reforços.

Já estão acertados o volante Gedeil, do Ypiranga, e o meia Jorge Henrique, do Guaratinguetá, clube recém-eliminado nas semifinais do Campeonato Paulista. Com eles, o elenco coral conta com 21 peças, sendo 11 delas puxadas das categorias de base. “Vamos querer pelo menos dois goleiros, dois zagueiros, um lateral-esquerdo e um atacante, com prioridade para os jogadores do Estadual”, disse Edinho.

O treinador Fito Neves também está observando possíveis negociações no interior de São Paulo, onde se encontra e mantém boas relações com dirigentes locais. O diretor de futebol Constantino Júnior estará seguindo para terras paulistas na próxima segunda-feira.

A folha salarial para a Série C deve girar em torno de R$ 130 mil. Além da arrecadação com a venda de ingressos e mensalidade dos sócios, o clube contará com o programa governamental Todos com a Nota durante a competição. Serão 25 mil entradas por jogo destinadas ao projeto. Cada bilhete trocado renderá R$ 3,50 ao clube.

Faxina sem surpresas no Arruda

Nenhuma surpresa na limpeza que a diretoria do Santa Cruz fez ontem no elenco, depois da desastrosa campanha no Campeonato Pernambucano. A vassourada atingiu quatro jogadores: Jean (goleiro), Alexandre Aguiar (lateral-esquerdo), Anderson (zagueiro) e Rosembrick (meia). Quem também vai sair do Arruda é o zagueiro Rogério. O jogador chegou a ter seu nome incluído na lista inicial, mas a direção voltou atrás pois o jogador ainda está se recuperando de uma lesão na coxa direita.

Desde o início da temporada, em janeiro passado, o Santa Cruz já mandou embora do clube 22 jogadores. Média de uma dispensa a quase seis dias. Para se ter uma idéia, dos 22 jogadores contratados apenas sete permanecem no clube.

Quanto aos reforços, nos próximos dias a direção do Santa Cruz pode acertar uma parceria com o Porto, de Caruaru, que não vai disputar a Série C e pode ceder três jogadores: Stanley (zagueiro), Joelson (atacante) e Juninho (meia). O lateral-esquerdo Ney Paraíba, do Petrolina, é outro que está na agenda coral. O goleiro Hudson, do Central, já conversou e está acertando as bases financeiras para disputar a Série C no Arruda.

Santa Cruz manda mesmo quatro jogadores embora

Marcos Pastich/Arquivo Folha



Além de Rosembrick, saíram Jean, Anderson e Alexandre Aguiar
Meia não ficou muito tempo desempregado e está indo para o São Caetano
GUSTAVO LUCCHESI

Como já era esperado, o dia foi bem movimentado nas Repúblicas Independentes do Arruda. Juntamente com a reapresentação do elenco coral - ou pelo menos parte dele, já que apenas nove atletas, de um total de 21, deram as caras no clube -, foi anunciada a temida lista de dispensas. Como a Folha de Pernambuco já havia adiantado durante toda a semana, o goleiro Jean, o zagueiro Anderson e o meia Rosembrick tiveram seus nomes confirmados e não fazem mais parte do elenco, estando fora dos planos da diretoria do Tricolor para a disputa do Brasileiro da Série C.

A novidade ficou por conta do lateral-esquerdo Alexandre Aguiar, que também teve seu nome incluído na lista e deixou o clube. Apesar de ter vindo para ser reserva de Chiquinho na posição, o ala, que veio do Porto, de Caruaru, não agradou e já vinha perdendo a posição para o prata-da-casa Max.

No caso de Jean, foi uma decisão tomada pelo arqueiro em consenso com a diretoria do clube. Com 35 anos, com uma situação financeira confortável e sofrendo uma série de lesões, Jean preferiu dar adeus aos gramados e dar atenção exclusiva à família, de quem tanto sofreu com a distância.

Já o “Mago da Bola” acertou sua transferência para o São Caetano e encerra o seu ciclo com o clube que o revelou para o futebol. Com quatro meses de salários atrasados, os dirigentes corais devem oferecer os seus direitos federativos ao próprio, em troca, recebendo o perdão da dívida, que gira em torno de R$ 100 mil. Alegando comprometimento na relação custo-benefício, a intenção do clube é se livrar do alto salário do atleta (R$ 25 mil), o maior do elenco tricolor. O zagueiro Anderson foi uma questão de critério técnico, segundo os próprios cartolas.

Já o nome do zagueiro Rogério Conceição foi motivo de confusão no Arruda. Durante entrevista concedida às rádios, logo pela manhã de ontem, o presidente do Mais Querido, Édson Nogueira, o Edinho, havia declarado que o defensor também era um dos dispensados. Porém, após conversa com alguns dirigentes tricolores, o mandatário coral foi convencido de que o jogador ainda pode render e voltou atrás da decisão, garantindo a permanência do atleta no clube.

A volta do elenco coral profissional aos trabalhos está marcada para acontecer apenas no dia 5 de maio, porém, os que possuem idade para juniores se apresentam ao treinador Nereu Pinheiro já na próxima segunda-feira, para reforçar o time da categoria no Estadual 2008.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Meia Rosembrik e lateral Alexandre são dispensados do Santa Cruz

O presidente do Santa Cruz, Edson Nogueira, anunciou nesta quarta-feira (23) a dispensa de dois jogadores do elenco profissional: o meia Rosembrik e o lateral Alexandre. Os dois tinham contrato até o final do Pernambucano 2008, e o Santa optou por não renovar os compromissos, em virtude dos salários considerados altos.

Rosembrik, contratado no início de 2008 como principal nome do elenco tricolor, ganhava R$ 25 mil, mas não agradou ao técnico Fito Neves. Ele foi expulso duas vezes na competição, esquentou o banco de reservas em algumas partidas e marcou apenas três gols.

Alexandre, por sua vez, era o terceiro lateral esquerdo no elenco, e não agrada ao treinador.

Nogueira informou, ainda, que a diretoria irá conversar com mais três atletas: o goleiro Jean e os zagueiros Anderson e Rogério Conceição. Os três podem continuar no Arruda, se aceitarem uma redução nos respectivos salários. Caso contrário, também serão dispensados.

Enquanto isso, sete atletas promovidos recentemente ao elenco profissional vão se apresentar ao treinador Nereu Pinheiro, dos juniores, no próximo dia 28. Eles vão reforçar o elenco tricolor para a disputa do terceiro turno do Pernambucano 2008 da categoria. Entre eles estão jogadores como o atacante Thomas Anderson, titular durante todo o campeonato, e o meia Miller, considerado boa promessa.

Da Redação do pe360graus.com

Santa pega Flu na primeira rodada

A equipe sub-17 do Santa Cruz estréia na 3ª Taça Brasil de Futsal, hoje, contra o Fluminense-RJ, no Ginásio Venúzia Franco, às 19h. Os meninos comandados pelo técnico Vanildo Neto chegaram ontem à cidade de Nossa Senhora do Socorro, na Região Metropolitana de Aracaju, sede da competição nacional. O Santa Cruz almeja um título já conquistado pelos rivais recifenses, Náutico e Sport, em 2006 e 2007, respectivamente.

Apostando na mescla entre a velocidade dos seus atletas e o poder de marcação, o treinador Vanildo Neto espera surpreender o inimigo carioca. “Eles também não nos conhecem. Quem estiver mais concentrado no jogo pode ganhar”, afirma.

Só os dois melhores de cada um dos grupos passam para as semifinais. Completam a chave tricolor o Benfica-PB e a Tuna Luso-PA. “É um grupo forte, mas se conseguirmos nos classificar, pegaremos um adversário mais fraco da outra chave nas semifinais”, argumenta o técnico.

O time titular é o mesmo que disputa a Copa Pernambuco, categoria sub-17: Madruga, Willian, Nininho, Diogo e Juninho. “A marcação é o nosso forte. Então, vamos usá-la bem para vencê-los”, destaca o capitão Willian. Os tricolores jogam contra o Benfica, amanhã, e contra a Tuna, na sexta-feira.

Quarta de dispensas e apresentações no Arruda

Esta quarta-feira será um dia decisivo para o elenco tricolor. Isso porque a direção do Santa Cruz promete aproveitar a reapresentação dos jogadores para informar a cada atleta se ele vai permanecer ou não no grupo para a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro.

Dois jogadores estão praticamente fora do Arruda. O meia Rosembrik e o goleiro Jean não devem permanecer porque têm salários altos e aproveitamentos baixos. A direção ainda não confirmou o nome da dupla, mas especula-se que sejam os dois primeiros da lista.

“Cerca de quatro jogadores serão desligados. Além disso estamos esperando o volante Gedeil (ex-Ypiranga) e o meia Jorge Henrique (ex-Guaratinguetá)”, afirmou o diretor de futebol Jomar Marinho.

Após a reapresentação, os jogadores que permanecerem no elenco entrarão de folga até o dia 5 de maio.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM

Santa Cruz confirma dois reforços para disputa da Série C

Recife (PE) - Livre do rebaixamento no Campeonato Pernambucano, o Santa Cruz se reapresenta nesta quarta-feira ao técnico Fito Neves. O objetivo do time é retomar os treinos até o dia 5 de maio, quando a programação sofrerá novo recesso. Só depois então o clube coral começa a pensar em sua preparação para a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro.

Algumas novidades, no entanto, devem ser notadas no elenco ainda nesta semana. Segundo Jomar Martins, diretor de futebol, quatro jogadores serão desligados do clube. “Mas vamos comunicar primeiro a cada um deles antes de anunciar nomes”, explicou Jomar, segundo o site oficial do Santa.

O dirigente, porém, admite que o clube fechou com pelo menos dois reforços para a disputa da Terceirona. “Também estamos aguardando a chegada do volante Gedeil, que estava no Ypiranga-PE, e do meia Jorge Henrique, que vem do Guaratinguetá”, revelou Jomar, que deve se reunir com os jogadores na reapresentação para traçar as metas do segundo semestre.

A diretoria do Santa Cruz ainda irá pagar as premiações e salários referentes a cada jogador. Segundo Fito Neves, o objetivo agora é concentrar os pensamentos do elenco apenas na disputa da Série C do Brasileirão. Por isso, uma reformulação no grupo disponível será necessária.

“Vamos manter a base e contratar mais seis jogadores para posições carentes, como zaga e centro-avante. Só temos atacantes que jogam pelos lados e meio-campo. Eu quero jogadores de qualidade que estejam dentro da realidade do Santa Cruz e do perfil da Série C, que é um campeonato muito específico”, disse Fito, que participou da competição em 2006 como Vitória.

Meia Rosembrick fora do Arruda

A diretoria do Santa Cruz esteve reunida ontem à tarde e confirmou a notícia que já circulava nos bastidores. O meia Rosembrick vai ser dispensado hoje, quando está marcada a reapresentação do elenco coral. A relação custo-benefício foi a justificativa alegada pelos dirigentes. Além dele, outros quatro atletas vão deixar o clube, entre eles o goleiro Jean. Os nomes dos outros três a diretoria mantém em sigilo.

O diretor de futebol Sylvio Belém negou a reunião, mas não as dispensas. Segundo ele, Jean já havia manifestado o desinteresse em prosseguir com a carreira. Quanto a Rosembrick, a questão está na relação investimento e resultado. "Ele jogou poucas partidas e foi substituído várias vezes", destacou. O meia ganha atualmente o maior salário do elenco tricolor - aproximadamente R$ 20 mil.

Sobre os outros três, Sylvio prefere o silêncio temporário. "Só vamos anunciar após conversar com os atletas", diz. Nos bastidores, a lista de degola tem os seus candidatos. Os zagueiros Rogério e Anderson estão nela. O principal, porém, é o lateral-esquerdo Alexandre Aguiar. O lateral-direito William também pode ser dispensado, mas por questão salarial. Havia um acordo com o atleta de que, após o Estadual, ele ganharia um aumento, condição da qual o jogador não abre mão.

Dia promete ser de várias dispensas no Arruda

Helder Tavares/Arquivo Folha



Além de Rosembrick, mais três ou quatro atletas devem ser dispensados
Edinho vai conversar com Fito Neves para definir quem será mandado embora
GUSTAVO LUCCHESI

Apesar de o Campeonato Pernambucano 2008 ter acabado para o Santa Cruz, desde o último sábado, o dia promete ser bem agitado nas Repúblicas Independentes do Arruda. Com a reapresentação do elenco coral marcada para hoje, pela manhã, e em seguida a liberação para um recesso de 13 dias, com os atletas e comissão técnica só retornando aos trabalhos no dia 5 de maio, o treinador Fito Neves se reunirá antes com o presidente tricolor, Édson Nogueira, o Edinho, para definir quais atletas do atual grupo irá deixar o clube.

De acordo com as informações, quatro a cinco atletas não estão nos planos para a disputa do Brasileiro da Série C e serão liberados. Ontem, em conversa com um dirigente tricolor, que preferiu não ter seu nome divulgado, a Folha adiantou o nome de três desses jogadores.

Um deles é o meia Rosembrick. Com o maior salário do elenco, R$ 25 mil por mês, o atleta não vem fazendo jus ao seu apelido de “Mago da Bola”, que ganhou em 2005, quando atuava pelo próprio Santa Cruz, e será dispensado. Os cartolas alegam prejuízo na relação custo-benefício, já que das 24 partidas disputadas este ano, o “Mago” só atuou em 16 oportunidades, esquentando o banco de reservas em algumas situações.

Como ainda tem contrato com o clube até o fim do ano, os dirigentes cederão os direitos federativos ao próprio jogador, deixando ele livre para negociar com qualquer equipe que demonstrar interesse no seu futebol. Com isso, o Tricolor economizará cerca de R$ 200 mil nos oito meses restantes da temporada.

Os outros dois a deixarem o Mais Querido serão o goleiro Jean e o zagueiro Anderson. Segundo o mesmo dirigente que revelou a saída de Rosembrick, a situação do arqueiro ainda pode ser revertida com uma conversa, porém, a sua má condição física e o seu salário (R$ 12 mil por mês) são os dois grandes motivos alegados pela direção coral para a dispensa do atleta. Com 35 anos, Jean chegou a decretar a sua aposentadoria, após uma partida do Estadual deste ano, mas voltou atrás da decisão dias depois. No caso do defensor, trata-se de uma opção da comissão técnica, pelo fato de o zagueiro não ter conseguido atingir a expectativa do clube. Em contrapartida, Fito Neves irá deixar uma lista com os dirigentes corais contendo o nome de alguns atletas que se enquadram na realidade do Tricolor.

Diretoria anuncia dispensa de mais três jogadores

Goleiro Jean, zagueiro Rogério e lateral-direito William ganham bem para padrão coral e não agradaram

O Santa Cruz vai anunciar a dispensa de três jogadores hoje. O goleiro Jean, o lateral-direito William e o zagueiro Rogério não estão nos planos do clube para a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro. Estão entre os maiores salários do elenco e não são considerados peças indispensáveis. Os cerca de dois meses e meio até o início da competição nacional, ou seja, sem praticamente receita, são um dos agravantes.

O caso de Rosembrik ainda está sendo estudado pela diretoria. Como o meia tem contrato até o fim da temporada com multa prevista, a direção tenta negociá-lo para fazer caixa. O jogador possui o maior ordenado do grupo. Recebe R$ 25 mil. Na semana passada, havia sido anunciada a dispensa do zagueiro Marcelo Heleno, outro que custava caro aos cofres corais e não vinha rendendo o esperado.

O elenco tricolor ganha uma antecipação de férias de hoje até o dia 5 de maio, quando retorna às atividades normais. “Realmente decidimos pela liberação de alguns atletas do elenco. Só não quero dizer os nomes agora por uma questão de ética. É desagradável os jogadores ficaram sabendo do assunto pela imprensa. Vou esperar para falar com os atletas e, então, comento”, declarou o diretor de futebol Constantino Júnior.

A saída desses jogadores deve resultar numa economia mensal de mais de R$ 50 mil, dinheiro que será redirecionado para novas contratações. O clube vai buscar pelo menos um goleiro, dois zagueiros, dois meias, um lateral e um atacante. Até agora, foram anunciados o volante Gedeil, que disputou a Série A1 do Campeonato Pernambucano pelo Ypiranga, e o meia Jorge Henrique, do Guaratinguetá-SP, recém-eliminado nas semifinais do Paulista.

Mas os novos contratados não se apresentam com o restante do elenco, no dia 5 de maio. O técnico Fito Neves passará os próximos dias visitando familiares e iniciando contatos com atletas que interessam. Constantino Júnior vai ao encontro do treinador no Sudeste na próxima segunda-feira. “Não temos condições de completar o elenco inteiro para a Série C rapidamente. Mas os reforços vão chegar aos poucos”, preveniu o dirigente.

Com as dispensas e as negociações mais recentes, o Santa Cruz conta com 21 peças em seu grupo de profissionais, dos quais dez foram contratados e o restante foi puxado das categorias de base do clube. O elenco conta com um goleiro, cinco laterais, dois zagueiros, seis volantes, três meias e quatro atacantes.

A Série C do Campeonato Brasileiro desta temporada obedece ao regulamento dos anos anteriores. A partir do dia 6 de julho, 64 times se dividem em grupos de quatro. Os dois primeiros de cada chave se classificam para quadrangulares subseqüentes até restarem oito times. Os sobreviventes disputam um octogonal, de onde saem os quatro novos integrantes da Série B da próxima temporada.

Oposição dá mais um passo para tentar tirar Edinho

O grupo de sócios que tenta a destituição do presidente executivo do Santa Cruz, Édson Nogueira, publicou ontem, nos três jornais de grande circulação do Recife, o terceiro e último edital de convocação para a Assembléia Geral Extraordinária do dia 13 de maio. O objetivo do movimento é tentar tirar o atual mandatário tricolor do cargo por intermédio de votação dos sócios com pelo menos um ano de adimplência e nascidos até 1990, como manda o renovado estatuto da instituição.

De acordo com Osmundo Bezerra, um dos idealizadores do grupo de oposição, o movimento já conta com a adesão de cerca de 600 sócios aptos a votar na Assembléia Geral Extraordinária. No dia do encontro, a decisão deverá ser tomada por maioria simples, ou seja, 50% mais um dos presentes. A reunião terá início, na sede social do Santa Cruz, com dois terços dos associados na primeira convocação ou qualquer número na segunda.

ARPE

Em meio ao bombardeio político, Edinho busca audiência com o governador do Estado, Eduardo Campos, para tentar a liberação da verba de patrocínio do extinto bingo eletrônico Pernambuco Dá Sorte. Os corais alegam ter cerca de R$ 500 mil presos na Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) desde a temporada passada.

terça-feira, 22 de abril de 2008

A economia do Santa Cruz

Acreditem:

A "produtividade" de Rosembrik custa aos cofres do Santa Cruz R$ 25 mil por mês.

O zagueiro Marcelo Heleno custava R$ 12 mil. O mesmo custo é o do goleiro Jean.

Se forem confirmadas as saídas de Jean e Rosembrik, o Santa Cruz fará uma economia de R$ 59 mil por mês.

Assim, a diretoria vai acelerar os passos para contratar reforços.

O problema é que o técnico Fito Neves, ao que parece, disse que está precisando de férias.

Assim fica complicado.

Dificilmente Rosembrik ficará no Santa

Do JC OnLine
Com informações da Rádio Jornal

É bastante difícil a permanência do meia Rosembrik no elenco do Santa Cruz que disputará a Série C do Campeonato Brasileiro, a partir do mês de julho. A declaração é de um dos diretores de futebol do clube, Constantino Júnior, que algou o elevado salário do atleta - cerca de R$ 25 mil - como grande empecilho. Como algumas equipes já demonstraram interesse no Mago do Arruda, como o Vila Nova, ele pode ser emprestado.

"Dificilmente ele (Rosembrik) ficará. Como ele tem contrato até o dia 31 de dezembro e alguns clubes estão interessados estamos tentando negociá-lo para conseguir algum retorno financeiro. É um jogador com o salário muito elevado e vamos ficar três meses sem jogar", destacou o dirigente, em entrevista à Rádio Jornal.

Mas as saídas não ficarão restritas ao meia. Comissão técnica e diretoria fizeram uma análise do grupo durante o Pernambucano e outras dispensas estão engatilhadas, embora Constantino não tenha enumerado quantas. "Estamos avaliando o que os atletas fizeram no Pernambucano e o que podem acrescentar ao clube na Série C. Na apresentação amanhã (quinta) alguns serão dispensados e os demais ficam de folga até o dia cinco", disse.

No que diz respeito a contratações, o diretor pediu paciência à torcida e explicou que, num prazo de 20 dias o tricolor deve estar com o grupo formado para a disputa da Terceirona. No entanto, quantos jogadores serão contratados e as posições ainda é assunto para mais adiante. O que ele confirmou é que não virão medalhões, até porque a capacidade financeira do clube não permite.

"Peço paciência à torcida, pois não podemos errar nas contratações, já que o custo para trazer um atleta é muito alto. A prioridade é para jogadores da região com pouca idade e alguma experiência, já que foi um pedido do treinador. Eles vão chegar a conta-gotas, mas vão chegar", afirmou.

Rosembrik é liberado pelo Santa para procurar clube

Depois de quatro anos onde passou de grande promessa à frustração, o meia Rosembrik está deixando o Santa Cruz por não interessar ao técnico Fito Neves para a disputa do Campeonato Brasileiro da série C. Como o jogador ainda tem contrato até o final do ano com o Tricolor do Arruda, o presidente Edinho explicou que os direitos federativos do atleta serão oferecidos ao próprio Rosembrick, que ficará livre para negociar com qualquer clube que se mostre interessado no seu futebol, o que representará uma economia de cerca de R$ 200 mil para o clube.

O dirigente explicou que a dispensa de Rosembrik está sendo motivada pela pouca produtividade do jogador. Afinal, em 24 partidas, ele participou de 16 sem grande destaque e foi expulso em duas delas. O goleiro Jean e o zagueiro Anderson também devem deixar o Arruda.

Santa quer terceira posição na Justiça

A última rodada do hexagonal da morte do Campeonato Pernambucano não significa fim de trabalho para a diretoria do Santa Cruz. Como se não bastasse a corrida pela contratações de reforços para a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro, os dirigentes corais já planejam acionar o TJD, caso a Federação Pernambucana de Futebol confirme que a classificação final do Estadual seja definida apenas pelos clubes que disputaram o hexagonal decisivo do título. Os tricolores querem a terceira colocação. No entanto, a diretoria não percebeu que nem isso será possível.

“Ficamos em grupo distinto ao do Sport e do Náutico, mas enfrentamos adversários difíceis como Central e Ypiranga. Portanto, ficamos na terceira colocação do início ao fim. Se não formos o terceiro colocado, a gente vai brigar pelos nossos direitos”, afirmou o diretor de futebol Constantino Júnior.

Para o presidente do Santa Cruz, Edson Nogueira, se o regulamento do Estadual não deixa claro quem é o terceiro colocado, então deve-se levar em consideração a pontuação geral. “Não sou eu que estou dizendo, mas sim os números. Afinal, onde é que 32 é maior que 33 pontos?”, questiona.

O raciocínio pode até ser correto. Mas as contas para ficar com a terceira colocação está equivocada. Os tricolores esqueceram completamente que Ypiranga e Central, clubes que estão na quarta e quinta colocações do campeonato, ainda vão se enfrentar pelo Estadual. E qualquer resultado da partida deixará o Santa Cruz para trás.

Se o Central vencer o duelo, passa a somar 35 pontos. Se terminar empatado, a Patativa vai a 33 e supera o Santa Cruz pelo saldo de gols (atualmente o Central tem a vantagem de 10x6). Em caso de vitória do Ypiranga, o time de Santa Cruz do Capibaribe empata em pontos com o tricolor, mas ficará à frente pelo número de vitórias (9x8).

REFORMULAÇÃO

Independentemente da classificação final do Campeonato Pernambucano, a diretoria do Santa Cruz confirmou que fará um reajuste no elenco coral para a disputa da Série C. Além da contratação de alguns atletas, a diretoria também pensa em liberar outros.

O presidente Edson Nogueira confirmou que o clube deve contratar, no máximo, sete jogadores: dois goleiros, um lateral-esquerdo, dois zagueiros e dois meias. “Vamos explorar o futebol pernambucano. A idéia é contratar os atletas que se destacaram no Estadual”, disse Edinho, que ainda terá uma conversa com Fito Neves. Por outro lado, o goleiro Jean e o meia Rosembrik, dois atletas que têm os salários mais elevados do elenco, devem sair.